22 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2024

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2024 > Newton Lima participa de Roda de Samba no Espaço Múltiplo

Newton Lima participa de Roda de Samba no Espaço Múltiplo

Newton Lima participa de Roda de Samba no Espaço Múltiplo

28/08/2024 14h44 - Atualizado há 4 meses Publicado por: Redação
Newton Lima participa de Roda de Samba no Espaço Múltiplo

O candidato a prefeito, Newton Lima (PT) e seu vice Marcos Martinelli (PSD) – da Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil) – participaram, na noite de terça-feira (27), de uma mais que animada Roda de Samba com boa música e muita conversa sobre política cultural.

Acompanhado da sua esposa Adriana Vasconcelos Lima, Newton Lima aproveitou o encontro para expor as suas propostas e ouvir as sugestões e reivindicações do público presente. Newton reafirmou o compromisso de criar duas secretarias municipais de caráter estruturante, segundo ele: a de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria Especial de Promoção da Integridade Racial.

“Elas vêm ao encontro de algo que está muito forte no nosso programa de governo que é criar as estruturas para que essas políticas públicas de raça e de gênero, de cultura e de arte se encontrem num espaço de diálogo, de construção e de produção de conteúdo. É o momento de transformarmos, de avançarmos na questão cultural para entendermos que hoje a cultura pode ser lazer, mas pode também ser uma atividade econômica”, dimensiona.
O candidato a prefeito enfatizou ainda que irá implantar o Bolsa-Artista, a exemplo do Bolsa-Atleta criado em seu primeiro governo (2001-2004). “Objetivo é apoiar os artistas de todos os gêneros e áreas de atuação por meio de editais”, frisou.

Newton Lima lembra que hoje a cultura atua anexa à Secretaria de Esporte. “Não tem coisa mais ignorante, mais inconcebível do que fazer uma bobagem como essa. A cultura vai ter espaço próprio no nosso governo. Ela vai ganhar um novo status para poder responder a todas essas questões de bolsa-artista, cachê, cursos e projetos educacionais para crianças”, exemplifica.

DIÁLOGO-O candidato a prefeito também assumiu o amplo compromisso de dialogar com todos os envolvidos na proposta para chegar ao melhor consenso possível sobre a abrangência de atuação de ambas as secretarias.
“Nós andamos 15 meses na cidade, com o Participa São Carlos, olhando os problemas presentes em todos os bairros e distritos para podermos sentir o estágio em que as coisas estão destruídas, degradadas, desmontadas nos programas que já foram importantes na arte e cultura. São Carlos já foi a 9ª cidade que mais investiu em ações culturais no País, em 2008, último ano do nosso governo. Vamos retomar os projetos. O povo voltará a ter voz ativa para apontar as suas prioridades no nosso futuro governo”, exemplifica.

CENTRO ODETTE DOS SANTOS-Newton Lima também lembrou a inauguração, em novembro de 2006, mês da Consciência Negra, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, uma iniciativa pioneira do poder público de criar um novo equipamento cultural aberto à comunidade, oferecendo cursos, palestras e outras atividades relacionadas à arte e cultura. Projetado para atender a diversidade artística e cultural de São Carlos, o Centro de Cultura possui espaços temáticos onde podiam ser desenvolvidas ações e projetos como a Sala de Africanidades, o Espaço Hip-Hop e a Sala Expositiva de Artes. O Centro também está dotado de auditório, sala de audiovisual e sala de dança (Projeto Dançar).
O Centro, aberto em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar, homenageia uma importante figura do movimento negro de São Carlos, Odette dos Santos, conhecida como a “dama do samba”.

“O Centro foi inaugurado no meu governo, tendo a sua sede próximo da Praça do Conde (rua Dona Alexandrina, 844, esquina com a rua 13 de Maio). Antes, historicamente, não havia a rua Conde do Pinhal. Era o Palacete e o Jardim do Conde, vizinho a Catedral”, lembra.
“Infelizmente, o Centro Odette dos Santos foi abandonado pelo governo municipal que não se preocupa em organizá-lo, não faz eventos, não promove debates, fica praticamente morto. Nós vamos revitalizar esse espaço”, anuncia.

FLOR DE MAIO-Newton Lima rememorou a fundação do Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, hoje um espaço centenário em São Carlos, como a primeira experiência da comunidade negra, sem qualquer participação do poder público. “O Flor de Maio faz parte da heroica resistência da raça negra na nossa cidade. É ótimo retomar o Flor de Maio que havia descarrilhado, saído do seu caminho. Essa é uma conquista recente. O prédio era para ir a leilão para pagar dívidas acumuladas”, relata.

“Através de uma mobilização muito importante da comunidade negra, contando com o apoio da deputada estadual Thainara Faria (PT), que colocou seu time para ajudar o Flor de Maio e encontrar soluções jurídicas para evitar que o prédio fosse a leilão, saímos vitoriosos”, prossegue. “Agora o Flor de Maio abrirá uma CNPJ, vai equacionar o pagamento da dívida, organizar a sua prestação de contas e ter uma gestão sólida e transparente para que o poder público possa colocar dinheiro em projetos que multipliquem ações à comunidade (salas de aula, palcos para aprendizado de crianças e jovens)”.

SAMBA DO TRABALHADOR-Newton Lima também ouviu a reivindicação de integrantes do ‘Samba do Trabalhador’, movimento que organizava uma reunião de pessoas para entretenimento na região da Praça do Mercado, sem o apoio do poder público, sempre nas noites de sexta-feira. “Tínhamos o dono de uma sorveteria que nos cedia o uso dos sanitários, quando preciso. Ele faleceu e nós perdemos essa gentileza, o que acabou com nossa roda de samba”, conta o porta-voz do grupo. “Adorei o nome. Para começo de conversa não sabia da existência do Samba do Trabalhador. Vamos firmar uma parceria para atender essa reivindicação até porque precisamos mesmo revitalizar o Centro”, afirma Newton.

VIVA CENTRO-Marcos Martinelli, responsável também por desenvolver a iniciativa Cidades Inteligentes, aproveitou a oportunidade para anunciar a existência do projeto Viva Centro. “O Newton Lima colocou no nosso programa o sentido, a necessidade de que o Centro Histórico não pode ser ignorado porque é um patrimônio da nossa cidade. Nós precisamos recuperar e revitalizar o Centro. Todo projeto nesse sentido nos será sempre bem-vindo”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x