Newton Lima recriará Mutirão Cidade Limpa
São Carlos já registrou mais de 15 mil casos da doença em 2024, com 3 mortes confirmadas e outros 10 casos sob investigação
DA REDAÇÃO
Em 2024, explodiram os casos de dengue em São Carlos, já contabilizando mais de 15 mil registros, 14.450 deles autóctones (de origem local), com 3 mortes confirmadas e outros 10 casos sob investigação.
A cidade vive um grave surto da doença que, para ser combatida, precisa de contínua ação de limpeza e a conscientização da população, principalmente na época de chuva e calor.
A situação está tão fora de controle que a Prefeitura de São Carlos decretou situação de emergência em abril deste ano, quando foram confirmados cerca de mil casos da doença. A medida vale por 180 dias, até outubro, com possibilidade de prorrogação.
“Não podemos mais passar por essa vergonha. Além do colapso na saúde pública, convivemos com a proliferação desenfreada dos casos de dengue. Já temos mais de 27 mil notificações e mais de 15 mil casos confirmados. Um absurdo”, dimensiona Newton Lima, candidato a prefeito pela Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil).
MUTIRÃO CIDADE LIMPA
Em 2001, o então prefeito Newton Lima reestruturou a Equipe Municipal de Combate a Dengue e criou o Mutirão Cidade Limpa, uma atividade desenvolvida todos os anos, com início em novembro e duração mínima de três meses.
O trabalho era integrado entre todas as secretarias municipais, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e parceiros da iniciativa privada, visando eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue dos imóveis particulares (casas, terrenos), principalmente no período de maior incidência de chuvas, além disso, eram feitos os reparos de tapa-buracos.
Com o desenvolvimento do Mutirão Cidade Limpa, por todos os bairros, durante toda a Gestão do PT, de 2001 a 2012, os índices de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se mantiveram em nível baixo.
A população participava ativamente das ações, junto com a Prefeitura, pois o Mutirão Cidade Limpa, além de deixar todos os bairros bem cuidados, reduzia o número de casos da dengue e com isso também desafogava o atendimento na rede de saúde pública em São Carlos.
PROPOSTA
“No nosso próximo governo, vamos recriar o Mutirão Cidade Limpa e adotar novas técnicas de controle do mosquito Aedes aegypti. Essas medidas são urgentes, uma prioridade em saúde pública, para controlar a dengue e ao mesmo tempo preservar a vida das pessoas, reduzindo as filas por socorro nas unidades de pronto-atendimento. Voltaremos a dar exemplo para o País no combate ao mosquito da dengue em São Carlos”, anuncia Newton Lima.