4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Equipe de saltos quer sexto ouro

Equipe de saltos quer sexto ouro

26/10/2011 17h03 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Equipe de saltos quer sexto ouro
Em outubro do ano passado, o Brasil conheceu seus primeiros representantes em Londres 2012: com o quarto lugar nos Jogos Equestres Mundiais, disputados nos Estados Unidos, a equipe de saltos do hipismo nacional carimbava o passaporte para a próxima edição dos Jogos Olímpicos. Com uma preocupação a menos, Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, Bernardo Alves, Karina Johannpeter e Cesar Almeida chegam a Guadalajara 2011 pensando unicamente na sexta medalha de ouro do país em Jogos Pan-americanos.
A disputa de saltos tem início nesta quarta-feira, 26, às 14h (17h de Brasília) no Guadalajara Country Club, com a prova de classificação individual, seguida pela classificação por equipes. Na tarde de quinta-feira, dia 27, serão conhecidos os medalhistas por equipes e no sábado, dia 29, será definido o pódio da prova individual.

A missão da experiente equipe brasileira, liderada pelo campeão olímpico Rodrigo Pessoa, é manter um domínio que já dura ao menos duas décadas. Nas últimas quatro edições dos Jogos Pan-americanos, o Brasil só não ocupou o lugar mais alto do pódio em Santo Domingo 2003. O título ficou com o país em Havana 1991, Mar del Plata 1995, Winnipeg 1999 e Rio 2007 – além de Winnipeg 1967, o primeiro ouro da história vitoriosa da modalidade.

“O espírito do time está excelente. Treinamos juntos e convivemos muito nos últimos tempos, ou seja, formamos um time de verdade”, disse o francês Jean Maurice Bonneau, chefe da equipe brasileira de saltos. “Acredito que este clima é fundamental para nosso bom desempenho nos Jogos Pan-americanos e temos reais condições de trazer uma medalha para o Brasil. Não tenho como dizer a cor dela, mas estaremos no pódio”, prometeu Bonneau.

Duas vezes ouro por equipes e medalha de prata no Rio 2007, Rodrigo Pessoa conciliará a função de cavaleiro e treinador em Guadalajara. Uma responsabilidade minimizada pela experiência do restante da equipe: todos os cinco integrantes têm pelo menos uma medalha pan-americana no currículo. Assim como Rodrigo, Bernardo Alves também é dono de três – os ouros por equipe no Rio e em Winnipeg, além do bronze em Santo Domingo. Já o medalhista olímpico Doda Miranda subiu ao pódio dos Jogos Pan-americanos duas vezes, para receber o ouro em 1999 e o bronze em 2003.

A amazona Karina Johannpeter, reserva da equipe no Rio 2007, também participou da conquista do bronze em Santo Domingo e retoma à condição de titular em Guadalajara. Desta vez, o Brasil terá como reserva César Almeida, que parte para o seu terceiro Pan consecutivo em busca da terceira medalha. (cob.org.br)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x