Adriana garante ouro e recorde no Pan
Adriana da Silva garantiu a medalha de ouro na maratona feminina dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, neste domingo, 23, com chegada nos Arcos Vallarta. A organização ainda não divulgou o resultado oficial da prova, mas, com o tempo obtido na disputa (2m36s37), a brasileira estabeleceu o novo recorde da competição, que pertencia à chilena Erika Olivera desde Winnipeg 1999 (2h37m41). A mexicana Madai Perez ficou em segundo, com 2h38m03s, enquanto a peruana Gladys Tejeda chegou em terceiro, com 2h42m09.
Desde o início da prova, o trio que conquistaria as medalhas logo se destacou no pelotão da frente.
Dona da melhor marca entre as competidoras da prova, a mexicana Madai Perez logo assumiu a liderança, seguida, de perto, pela peruana Gladys Tejeda. Pouco mais atrás, a brasileira Adriana da Silva travava uma disputa com a mexicana Paula Apolonio pela terceira posição.
Na metade da prova, Apolonio já havia ficado para trás e Adriana buscava manter a distância visível para as duas ponteiras – numa diferença que girava então em dois minutos. Por volta do quilômetro 25, Adriana passou a lutar contra Tejeda pela vice-liderança e, em ritmo forte, passou sem grandes dificuldades.
Apenas a líder mexicana Madai Perez separava Adriana do ouro. A disputa esquentou a partir do trigésimo quilômetro. Na parcial, a brasileira estava a um minuto e meio da mexicana. Cinco quilômetros depois, a diferença entre as duas havia caído para 47s. Mais inteira e sem aparentar o mesmo cansaço da Perez, Adriana passou a apertar ainda mais a passada. A quatro quilômetros do fim, a diferença passou a ser de 10s. Daí, foi só manter o ritmo para assumir a primeira colocação e garantir a vitória. (cob.org.br)
Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm{jcomments on}