27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Brasil chega ao 28º título Sul-Americano

Brasil chega ao 28º título Sul-Americano

25/09/2011 18h14 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Brasil chega ao 28º título Sul-Americano

No pódio, os brasileiros vibram com mais um título: o 28º da América do SulA seleção brasileira venceu a Argentina por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 19/25, 25/23 e 25/21, neste domingo, 25, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, e conquistou o 28º título do Campeonato Sul-Americano de Vôlei. Com o resultado, a equipe manteve 100% de aproveitamento na competição internacional. A vaga na Copa do Mundo de Vôlei, no Japão, já estava garantida antes da partida decisiva.

O jogo começou equilibrado, com ambos os times forçando saques e jogadas de ataques. Do lado brasileiro, as boas atuações nas bolas de primeiro tempo trabalhadas entre o levantador Marlon e o central Sidão garantiram a vantagem no placar (9 a 7). Outro ponto forte foi o excelente aproveitamento do ponteiro Dante. Os erros de saque da Argentina levaram o Brasil à vitória no primeiro set, com 25 a 20 no marcador, através de um bloqueio do melhor jogador do mundo, Murilo.

No segundo set, os argentinos mostraram confiança ao persistir na estratégia de usar muita força no saque. Foi quando a equipe acertou o fundamento e dificultou a recepção brasileira. Sidão tentou explorar sua altura e condicionamento físico, mas o Brasil não conseguiu passar a frente no placar e a Argentina entrou novamente no jogo. Com bom volume de jogo, os adversários fizeram 25 a 19 e igualaram o confronto.

Para equilibrar o duelo, o técnico Bernardinho instruiu os atletas a tentarem o saque forçado no início do terceiro set. A recomendação funcionou e a equipe estava na frente (8 a 3) quando a partida foi interrompida para a primeira parada técnica. O jogo era disputado ponto a ponto, no momento em que o levantador Marlon e o líbero Serginho passaram a se revezar na linha de passe. As mudanças deixaram a defesa sólida e o Brasil encerrou a etapa com 25 a 23.

Com a vantagem, a seleção brasileira entrou no quarto set com o oposto Théo mais confiante e inspirado.  Foram saques fortes que exigiam muito da qualidade do passe argentino. Quando os adversários não isolavam a bola, o central Lucão estava na rede para fazer o bloqueio e caso o ataque chegasse na quadra do Brasil, Marlon e Serginho estavam lá para trabalhar a jogada e deixar Murilo em condições de pontuar.

Com essa bela atuação e domínio evidente, o Brasil esteve todo tempo na frente do placar durante a etapa decisiva até fazer 25 a 21 e colocar um ponto final no confronto. O resultado garantiu o título e a medalha de ouro à seleção, dentro de casa. O próximo desafio da equipe será a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, entre os dias 14 e 29 de outubro. (vipcomm.com.br)

Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x