25 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Checagem eletrônica

Checagem eletrônica

Seminário no Rio discute uniformização de critérios do VAR

06/06/2024 21h58 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Checagem eletrônica Foto: Tema principal do seminário de arbitragem no Rio: uniformização dos critérios utilizados pelo VAR Foto: CBF

Assessoria CBF

Instrutores de arbitragem da Fifa e de federações filiadas à Conmebol e à Concacaf participaram no Rio, de hoje, de quarta-feira (5) até ontem (6), de um encontro para discutir a uniformização dos critérios utilizados pelo VAR. Eles estão reunidos no Hotel Hilton, na Barra da Tijuca.

A partir da exposição de situações de jogo, analisara,m qual deveria ser o melhor caminho adotado pelo árbitro de vídeo. É o segundo evento para tratar no tema realizado na América do Sul, sempre com chancela da Fifa. O primeiro foi em 2022, no Paraguai.

“O evento trata da uniformização de conceitos e considerações que devem pontuar a relação do árbitro de vídeo (VAR) com o árbitro de campo e dá consistência às instruções que vão ser passadas para esses árbitros. A Fifa leva esse encontro para todos os continentes e a expectativa nossa é que ele seja anual”, disse Mike Van Der Roest, gerente VAR da Fifa.

Ele afirmou que a dinâmica do futebol tem sua dose de subjetividade, mas que existem situações que necessitam dos recursos de ponta, a fim de corrigir eventuais falhas

“O futebol tem sua parte interpretativa, mas não pode ser assim quando se discute se um lance se deu dentro ou fora da área, se a bola entrou ou não, se saiu pela linha de fundo ou não antes da validação de um gol, etc. Temos os recursos tecnológicos que podem ser utilizados também para as decisões interpretativas e, claro, que são recorrentes para os lances factuais”, comentou.

Roest acrescentou que esses eventos de uniformização do VAR têm dado bons resultados, o que já pode ser comprovado em várias competições organizadas pela Fifa.

Um dos representantes da Comissão de Arbitragem da CBF no encontro, Péricles Bassols endossou as palavras de Roest.

“É um evento muito importante, com o objetivo dessa uniformização. São debates ricos e esclarecedores, sempre com a finalidade de deixar o futebol mais justo e dinâmico”, disse.

Além de Bassols, integram o grupo da CBF no evento os ex-árbitros Rodrigo Joia, Giulliano Bozzano e Emerson Carvalho, que representava oficialmente a presidência da CBF, e nomes como os do colombiano Oscar Ruiz e do argentino Hernan Maidana.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x