Ferrari não crê em pódio em Melbourne
A Ferrari deu uma má notícias aos italianos neste domingo, 4, alertando que seu novo carro de Fórmula 1 não deve ser um vencedor de corridas, ou mesmo levar ao pódio, quando a temporada tiver início na Austrália em uma quinzena.
“Em busca do pódio em Melbourne? No momento eu diria não”, disse o diretor técnico Pat Fry segundo o site da Ferrari (www.ferrari.com) após os testes pré-temporada em Barcelona.
“Estamos decepcionados com o nível de desempenho visto nestes testes, e acho que temos muito trabalho à nossa frente”, acrescentou o britânico, que trocou a McLaren pela equipe italiana em 2010.
A Ferrari só venceu uma prova na temporada passada, o GP de Silverstone, na Inglatera, pelas mãos do bicampeão espanhol Fernando Alonso.
A categoria espera que sua escuderia mais bem sucedida e glamurosa volte a disputar corridas e títulos, mas Fry disse ser difícil mensurar com precisão em que ponto se encontram.
“Só em Melbourne teremos uma resposta clara sobre se temos que ficar muito ou pouco desapontados, o quão distante estamos dos primeiros colocados e consequentemente quanto terreno temos que percorrer para chegar lá”, declarou ele.
A Ferrari, cujo carro com nariz elevado foi descrito como um dos mais feios que a equipe já desenhou, fez mudanças na posição de seu escapamento durante os testes para tentar obter um desempenho melhor.
“Está claro que a decisão que tomamos com relação ao escapamento na semana passada significou dar alguns passos para trás em termos de desenvolvimento”, disse Fry. “Quantos? Difícil dizer de imediato”.
Ele afirmou que haverá algumas atualizações para Melbourne, sobretudo para readaptar o carro para a configuração original do escapamento a ser usado nas quatro primeiras e longas provas na Ásia e no Oriente Médio.
A Red Bull mostrou um novo desenho em seu escapamento nos dois últimos dias de teste na Espanha, algo que Fry dá a entender que pode causar polêmica mais adiante.
“O escapamento da Red Bull? Acho que é um assunto para (o diretor técnico e de prova da Federação Internacional de Automobilismo) Charlie Whiting,” disse ele.