Futebol: Brasil dá vexame e é eliminado no Pan

O futebol masculino está fora da luta por medalha nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. Com a obrigação de vencer a Costa Rica, neste domingo, 23, no Estádio OmniLife, para chegar à fase semifinal, o Brasil deu vexame e acabou derrotado por 3 a 1, resultado registrado já no primeiro tempo. Henrique marcou o único gol dos brasileiros, enquanto McDonald (2) e Vega assinalaram para os costariquenhos. Argentina e Costa Rica se classificaram para a próxima fase no grupo B.
Se a obrigação de vitória anunciava um jogo nervoso para o Brasil, os primeiros 25 minutos tornaram as coisas ainda mais difíceis para a equipe. Com apenas 40 segundos, a Costa Rica abriu o marcador, quando Vega concluiu para o gol, depois do cruzamento de Blanco para a área. Aos 15 minutos, Lucas Zen foi expulso porque o árbitro, o mexicano Ricardo Arellano, considerou que ele elevou demais o pé numa disputa de bola. Com um jogador a menos em campo, o time brasileiro acabou levando o segundo gol, aos 21 minutos. McDonald recebeu um lançamento longo na frente, se livrou de dois marcadores e tocou no ângulo do goleiro César, que não teve chance de defesa.
Aos 26 minutos, Rodrigo Frauches tocou com a mão na bola dentro da área. Imediatamente, o treinador Ney Franco substituiu o jogador, que já havia recebido o cartão amarelo, por Sebá. McDonald cobrou o pênalti na trave. Precisando reverter o placar, o time brasileiro partiu para o ataque e diminuiu a diferença aos 31 minutos, quando Henrique completou para o gol após boa jogada de Cidinho. Aos 43 minutos, a Costa Rica fez o terceiro gol. Num cruzamento rasteiro na área do Brasil, McDonald se antecipou ao zagueiro Lucas Claro e chutou de virada no canto direito de César.
O Brasil voltou para o segundo tempo com Djair no lugar de Sebá. O time buscou mudar a situação do jogo, mas não conseguiu furar o bloqueio costariquenho, que procurou gastar o tempo, já que até o empate lhe interessava. Ney Franco ainda colocou Rafael no lugar de Felipe Amorim para dar mais força ofensiva ao Brasil, mas o placar não foi alterado. (cob.gov.br)
Foto: Divulgação/Vipcomm{jcomments on}