18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Judô fatura mais dois ouros e iguala recorde

Judô fatura mais dois ouros e iguala recorde

29/10/2011 08h19 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Judô fatura mais dois ouros e iguala recorde

Leandro da Cunha exibe medalha de ouro conquistada no PanLeandro Cunha e Bruno Mendonça subiram ao lugar mais alto do pódio em Guadalajara 2011 nesta sexta-feira, 28, e ajudaram o judô brasileiro a igualar o recorde de cinco medalhas de ouro em uma mesma edição dos Jogos Pan-americanos, repetindo o desempenho de Indianápolis 1987 e Santo Domingo 2003.

O país, que já havia conquistado três ouros em Guadalajara com Luciano Correa, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, ainda pode superar a marca. Neste sábado outros três judocas entram em ação: Sarah Menezes, Érika Miranda e Felipe Kitadai brigam por medalhas no último dia de disputa da modalidade no Ginásio CODE II.

O caminho de Leandro Cunha, medalha de prata no Mundial de Paris, rumo ao topo do pódio da categoria -66kg começou acidentado. O brasileiro precisou de três ippons – os dois primeiros foram anulados pela arbitragem após pedidos de revisão do adversário – para confirmar a vitória sobre o canadense Sasha Mehmedovic na estreia. Em compensação, na semifinal levou apenas 41 segundos para bater o mexicano Francisco Carreon por ippon. O ouro veio com a vitória sobre o norte-americano Kenneth Hashimoto.

“Estou muito feliz com mais essa conquista para o meu currículo. Venho crescendo a cada competição. Fui prata no Mundial duas vezes seguidas e agora veio o ouro para acabar com essa história”, comemorou o judoca. “Fiquei fora do Pan em 2007 e esperei quatro anos para estar aqui, mas, com muito suor e perseverança, consegui. Agora quero desfrutar muito disso e focar nos Jogos Olímpicos, para fechar bem esse ciclo”.

Nova força da categoria antes dominada por João Derly, Bruno Mendonça precisou de apenas 17 segundos para derrotar o argentino Alejandro Clara com um belo ippon e garantir o ouro na disputa até 73kg. O brasileiro iniciou a disputa por medalha vencendo uma luta complicada diante do chileno Fernando Salazar, definida apenas por um yuko. Mas, na semifinal aplicou um ippon e passou bem pelo canadense Nicholas Tritton.

“Entrei com o pensamento de ir para cima e finalizar logo a luta. Acabei dando um pouco de sorte, encaixei o golpe bem no início e consegui esse ouro”, festejou.

Já Rafaela Silva, depois de uma estreia tranquila diante da canadense Joliane Melançon, deixou a colombiana Yadinys Amaris pelo caminho e garantiu vaga na final da categoria -57kg. Na decisão, a brasileira de apenas 19 anos esbarrou na experiência da cubana Yurisleidys Lupetey, medalhista olímpica e campeã mundial, e teve de se contentar com a prata.

“Ela tem 31 anos de idade, eu estou começando agora. Queria muito a vitória, mas essa prata é muito importante para mim também. Ela levou o ouro em função da sua experiência”, justificou, chorando, Rafaela. “Treinei muito e vim com a cabeça preparada para levar o ouro para o Brasil. Mas a altitude me atrapalhou um pouco e não consegui me impor, não encaixei meu jogo para derrubá-la”.

Katherine Campos ainda teve a chance de conquistar mais uma medalha para o Brasil, mas foi derrotada pela canadense Stéfanie Tremblay na disputa do bronze da categoria -63kg e ficou fora do pódio. Foi a única categoria em que o judô brasileiro não levou medalha em Guadalajara até agora. (cob.org.br)

Foto: Javier Galeano/AP/AE{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x