6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Levantamento de peso quer pódio

Levantamento de peso quer pódio

22/10/2011 19h25 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Levantamento de peso quer pódio

sem-imagemSe repetir nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 os resultados obtidos nos treinamentos preparatórios para a competição, a equipe brasileira de levantamento de peso tem tudo para frequentar com assiduidade o pódio do principal evento esportivo do continente. Numa comparação com as marcas alcançadas recentemente pelos principais adversários na disputa, Fernando Reis, Welisson da Silva, Jaqueline Ferreira e Liliane Menezes sabem que o sonho da conquista da medalha está perto de se transformar em realidade.

Sem subir ao pódio dos Jogos Pan-americanos desde Mar del Plata 1995, quando Edmilson da Silva Dantas conquistou duas medalhas de bronze (arranque e arremesso), o levantamento de peso brasileiro quer comprovar a grande evolução que experimentou nesse último ciclo olímpico. “Chegamos a Guadalajara com reais condições de medalha. Inicialmente, não importa a cor. Mas se vier o ouro, será ainda melhor”, disse o romeno Dragos Doru Stanica, técnico da equipe brasileira.

Uma das principais esperanças do Brasil na competição é Fernando Reis, de 21 anos. E razões para isso não faltam. O paulista da categoria acima dos 105kg garantiu resultado inédito para o levantamento de peso brasileiro em Campeonato Mundial, ao conquistar a medalha de bronze no Mundial Júnior de 2010, em Sofia, na Bulgária. Ele tem evoluído significativamente também desde que passou a treinar com o técnico cubano Luis Lopez. “O Fernando é forte candidato ao ouro. Ele deu um salto de qualidade depois que passou a treinar com o cubano”, explicou Dragos, que aponta o representante da Colômbia como principal adversário do brasileiro. “Um pouco mais abaixo aparecem os atletas do Equador e da Venezuela”, completou.

Da mesma forma, o companheiro de Fernando Reis no Clube Pinheiros, Wellison da Silva, de 27 anos, chega a Guadalajara como candidato a um lugar no pódio, em função também de estar treinando com o técnico cubano. Representante do Brasil em Pequim 2008, quando machucou o joelho e não conseguiu bom resultado, Wellison subiu de categoria: passou de -69kg para -77kg. A confiança do brasileiro para a disputa é grande. Sua melhor marca é 317kg no combinado. Em Guadalajara, acredita chegar a 330kg, próximo da marca do representante de Cuba, apontado como favorito.

No feminino, as representantes brasileiras são Jaqueline Ferreira e Liliane Menezes, que fizeram sua preparação no Rio de Janeiro. Elas conseguiram bons resultados na Copa Simon Bolívar, realizada de 23 a 28 de agosto de 2011, em La Guaira, Venezuela. Liliane conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata, enquanto Jaqueline garantiu dois bronzes.

A equipe brasileira trabalha também para garantir lugar nos Jogos Olímpicos Londres 2012. A última oportunidade de conquistar a vaga será no Campeonato Pan-americano, em abril, no Canadá, que servirá como Pré-olímpico. (cob.org.br){jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x