18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Mano: Brasil vai aprender a enfrentar Espanha

Mano: Brasil vai aprender a enfrentar Espanha

13/07/2012 19h20 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mano: Brasil vai aprender a enfrentar Espanha

Campeã mundial e bicampeã da Europa, a Espanha tornou-se uma referência para o futebol mundial, inclusive para o Brasil. A seleção brasileira, sempre vista como o adversário a ser batido, está agora se adaptando à nova escola espanhola, mas não vai imitar o estilo de jogo da “Fúria”, afirmou o técnico Mano Menezes.

 

Em entrevista à Reuters durante a preparação da seleção para os Jogos Olímpicos de Londres, em que o Brasil terá a Espanha como grande concorrente à medalha de ouro, o treinador não escondeu sua admiração pelo futebol de passes rápidos, posse de bola prolongada e variações táticas da “Fúria”.

Garantiu, no entanto, que apesar de buscar inspiração nos espanhóis, o Brasil tem um estilo próprio de jogar, em que seria impossível abrir mão de atacantes de ofício, como a Espanha tem feito.

“Não temos que copiar a Espanha, temos que estudar como enfrentar”, disse Mano na noite desta quinta-feira, 12, no hotel onde a seleção está concentrada durante período de treinos no Rio de Janeiro.

“Se o nosso futebol sempre foi baseado nos atacantes e culturalmente é assim que a nossa torcida gosta de ver a seleção jogar, não vejo por que abrir mão disso só porque a Espanha foi exitosa. Temos que encontrar uma maneira de ganhar com atacantes”, acrescentou o treinador, que fez uma profunda avaliação tática sobre a seleção espanhola.

Durante a campanha que culminou com a conquista da Euro 2012 na Ucrânia e na Polônia, em junho e julho, a Espanha atuou com formações diferentes dependendo dos adversários. Em alguns jogos, a equipe entrou em campo sem atacante, o que não significou, de forma alguma, que não passou a maior parte do jogo atacando.

O time olímpico espanhol segue o mesmo padrão de jogo. A base da equipe vem da seleção que conquistou o título europeu sub-21 no ano passado, com o reforço do trio que venceu a Euro 2012 Jordi Alba (recém-contratado pelo Barcelona), Juan Mata e Javi Martínez.

Segundo Mano, mais importante do que tentar imitar a forma de jogar da Espanha é aprender com eles a implantar uma filosofia de trabalho duradoura.

Desde que assumiu o time, após a derrota nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, o treinador implantou uma renovação no time visando o Mundial de 2014, buscando justamente dar mais posse de bola ao time que antes estava marcado pela força defensiva sob comando do ex-técnico Dunga.

“É um futebol diferente, é um trabalho feito por anos e acharam uma maneira. Se persistir por mais um tempo, será a escola espanhola de jogar futebol”, avaliou o treinador do Brasil, que assistiu à final da Euro, na qual a Espanha venceu a Itália por 4 x 0.

“Antes deles se tornarem vencedores , eles se prepararam e vieram vencendo. É óbvio que existe uma distância entre nós e eles. A gente fez um reinício no Brasil”, disse Mano, que também apontou a seleção da Alemanha como exemplo de formação de um time com sucesso a longo prazo, a partir da Copa de 2006 disputada no país.

“O campeão sempre é uma referência, e a Espanha está delineando o futebol que se joga no mundo. Eles ditam as regras hoje como o Brasil já ditou um dia”, acrescentou.

A admiração pela Espanha levou Mano inclusive a classificar de “blasfêmia” as críticas feitas durante a Eurocopa ao excesso de posse de bola do time espanhol, que às vezes troca muitos passes até encontrar a chance certa de atacar.

“Ninguém consegue enfrentar a Espanha de igual para igual… são dados significativos de uma seleção que joga e bate todo mundo. Se você vence todo mundo com essa maneira de jogar, cabe aos demais desmanchar essa maneira”, disse.

“Todo mundo já jogou com posse de bola, mas como eles e na maneira que eles tomam a bola, ninguém fez.”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x