27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > São-carlense vence a Volta do Futuro

São-carlense vence a Volta do Futuro

22/01/2013 15h33 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São-carlense vence a Volta do Futuro

Ingrid Figueiredo, atleta da equipe Ciclismo São Carlos, venceu, no último final de semana (18, 19 e 20 de janeiro), a Volta do Futuro, realizada no Parque Eco-Esportivo Damha e na Estrada que liga Água Vermelha a Santa Eudóxia, em São Carlos.

Há exatamente um ano, enquanto assistia seu irmão correr na Volta do Futuro, Ingrid, empolgada com a movimentação dos atletas, disse que queria começar a treinar para ganhar a prova no próximo ano.  “Aqueles meninos e meninas da minha idade me empolgaram para treinar. Na semana seguinte da prova fui conversar com o pessoal da Associação São Carlense de Ciclismo, entrei para a equipe e treinei duro para conseguir ganhar esta prova”, conta a atleta de 13 anos. E assim aconteceu, um ano depois o sonho se tornou realidade.

Ingrid se tornou campeã da categoria Infanto Juvenil (até 13 anos) com mais de oito minutos de vantagem sobre a segunda colocada. Apesar da larga vantagem a competição não foi tão fácil no início. Após vencer a primeira etapa, um contra-relógio de pouco mais de 5 km, com diferença de mais de 40 segundos na segunda etapa, composta por uma prova de 15 km, Ingrid não conseguiu se manter no grupo e terminou com desvantagem de mais de um minuto. Ao final do primeiro dia de provas, ela estava em segundo com 31 segundos de desvantagem para a líder da competição.

Sabendo dos erros cometidos na prova do dia anterior e ciente que não poderia mais perder tempo, na terceira etapa, uma prova de estrada (Água Vermelha–Santa Eudóxia) de 33km, Ingrid se aproveitou de uma subida, conseguiu atacar e ficar em um grupo com alguns meninos (as provas eram disputadas junto com os meninos da mesma categoria). Ingrid  pedalou firme, aguentou até os últimos quilômetros e ainda tirou forças para mais um ataque no final, deixando muitos meninos para trás e aumentando a diferença para as outras meninas da categoria.

Ingrid reconquistava a liderança e de quebra colocava mais de 3 minutos e meio de vantagem sobre a segunda colocada. Na última etapa, apesar de poder fazer apenas uma corrida tática, marcando suas adversárias, Ingrid foi pra cima. A última etapa era a mais difícil, com três subidas muito fortes em um circuito de 9 km com 3 voltas. Logo na primeira subida ela se destacou das demais e foi novamente para um grupo de meninos. Apesar de toda a vantagem, a preocupação era muita e ela demorou a acreditar que ganhava a 7ª Volta do Futuro com mais de 7min de vantagem para segunda colocada.

A Volta do Futuro, realizada pela Federação Paulista de Ciclismo, é uma dos eventos mais importantes entre os ciclistas de 12 a 18 anos do Brasil e entre as mulheres acima de 19 anos. Equipes brasileiras e de outros países da América do Sul disputaram quatro etapas: Contra-Relógio, Circuito Curto, Prova de Estrada e Circuito Longo.

Ingrid faz parte do projeto social Escolinha de Ciclista da Associação São Carlense de Ciclismo, ONG que busca incentivar o uso da bicicleta. Cerca de dez atletas de 12 a 16 anos fazem parte do projeto. Mais informações sobre a ONG podem ser acessadas pelo site www.ciclismosaocarlos.org.br ou pelo telefone (16) 3376-0125.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x