São-carlenses participam da Seletiva Nacional de Judô de Base
A Seletiva é a primeira etapa do processo de formação das seleções brasileiras juvenil e júnior

Os Professores Sebá e Caio Satoshi, da ADC Fábrica de Campeões, estão acompanhando dois atletas de São Carlos na Seletiva Nacional de Judô de Base, que acontece em São Paulo. Arthur Bassi, Sub-18 até 81kg e Matheus Rurali, Sub-21 até 73kg. Ambos atletas tiveram sucesso nas competições estaduais e nacionais de 2022 e 2023, e participam do evento como favoritos.
Realizado pela Confederação Brasileira de Judô, no período de 30 de novembro a 03 de dezembro, o maior evento do seu calendário de competições, a Seletiva Nacional de Judô Sub-18 e Sub-21 bateu mais um recorde de inscrições e reunirá 1.139 atletas de 202 clubes no ginásio do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo (SP), para quatro dias de muitas lutas. Em 2022, o recorde havia sido de 1.005 inscrições no mesmo evento.
“Com quase 1.300 inscrições, batemos novamente o recorde de participação no processo que inicia a caminhada do atleta na seleção brasileira. Este número, que vem aumentando ano a ano, mostra que o judô está se renovando à medida em que a competitividade no Brasil está cada vez mais solidificada, e sempre vemos novos atletas com potencial buscando espaço”, avalia Thiara Bertoli, gerente de competições da CBJ.
A Seletiva é a primeira etapa do processo de formação das seleções brasileiras juvenil e júnior e funciona como um primeiro “filtro” de seleção de atletas, classificando-os diretamente para o CBI Meeting Nacional da Base, que será no ano que vem e já é uma competição fechada, diferentemente da Seletiva, que é aberta a quem quiser lutar. Além disso, a seletiva distribui pontos no ranking nacional das duas classes utilizado como critério para convocações de competições internacionais, como os Estágios, Pan-Americano e Mundial.