14 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Uberlândia e Bauru abrem as semifinais

Uberlândia e Bauru abrem as semifinais

12/05/2013 21h19 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Uberlândia e Bauru abrem as semifinais

Terceiro e quarto colocados da fase de classificação, vitórias por três a dois nas quartas de final e classificação inédita às semifinais. É desta maneira que Unitri/Universo e Paschoalotto/Bauru chegam para o confronto por um lugar na final da atual temporada da maior competição de basquete do país. A primeira partida da série será disputada nesta segunda-feira, 13, às 19h (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, no interior paulista.

 

Para ambos os lados, o caminho na etapa anterior não foi fácil. Depois de boas campanhas na primeira fase, os dois times tiveram muitas dificuldades nas quartas de final e precisaram da realização da quinta partida para se classificarem. Uberlândia levou a melhor sobre o Pinheiros/SKY, enquanto que os bauruenses saíram vencedores no “clássico do interior de São Paulo” contra o Vivo/Franca.

“Temos a expectativa de continuar o trabalho que estamos realizando desde o início do campeonato, sempre avaliando a procurando o melhor para nós. Estamos convivendo com problemas de contusão, mas o espírito de superação dentro da equipe é muito grande. Temos humildade para saber em quais aspectos precisamos melhorar e estamos confiantes”, disse o comandante uberlandense Hélio Rubens.

Na fase de classificação, os representantes do Triângulo Mineiro levaram a melhor nos dois confrontos realizados entre as equipes. Primeiro, mesmo fora de casa, a equipe mineira venceu o time comandado pelo técnico Guerrinha, em partida decidida apenas nos segundos finais, pelo placar de 82 a 81. Depois, no segundo turno, atuando em seus domínios, Uberlândia triunfou por 11 pontos de diferença: 94 a 83.

“Bauru é um time que conta com bons jogadores e um ótimo técnico que é o Guerrinha. O time deles tem uma padrão de jogo definido e acho que o nível técnico para este confronto está muito equilibrado. Os resultados serão definidos a cada momento, dependendo das situações das partidas. Temos que estar atentos com os conceitos do jogo, já que em uma série equilibrada como essa você tem que estar ligado o tempo todo”, explicou Hélio Rubens.

Enquanto isso, o discurso do esquadrão do interior paulista segue na mesma linha de raciocínio. Após perder os quatro primeiros jogos da série de quartas de final contra Franca, por conta de uma lesão muscular na coxa, o jovem armador Ricardo Fischer retornou ao time bauruense na última partida do confronto e agora será uma das principais armas para a equipe chegar à final do NBB 2012/2013.

“Uberlândia é um time fortíssimo, com um poder ofensivo muito grande. Eles possuem dois ótimos chutadores, que são o Robby Collum e o Robert Day, e não podemos dar espaço. Além disso, o time deles é muito alto e temos que ter atenção nos rebotes”, disse Fischer.

Como ficou uma posição abaixo do time mineiro na fase de classificação, Bauru terá a desvantagem de atuar no máximo duas vezes dentro de seus domínios na série. Sendo assim, a agremiação do Estado de São Paulo trata a partida desta segunda-feira como fundamental para suas pretensões no duelo.

“Tivemos pouco tempo para nos preparar, mas conhecemos bem o time deles. Sabemos da importância desta primeira partida, pois já garante a volta da série para Bauru (em um possível quarto jogo). A expectativa é de um jogo muito duro e que deve ser decidido nos detalhes, assim como será toda a série. Temos que estar atentos para conseguirmos nosso objetivo que é abrir o confronto com uma vitória”, completou o jovem atleta de 22 anos.

 

Flamengo e São José repetem última temporada

Flamengo e São José travaram uma batalha na última temporada por uma vaga na decisão do NBB. E o duelo ocorrerá novamente na atual edição da maior competição de basquete do país. Após vencerem seus duelos pela fase de quartas de final, cariocas e joseenses repetirão a disputa por um lugar na final do campeonato nacional. O primeiro capítulo da série acontecerá na próxima terça-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19h (de Brasília).

Na temporada 2011/2012, o time do interior paulista levou a melhor. Dono da melhor campanha na fase de classificação, a equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli aproveitou o fato de decidir o confronto em seus domínios e venceu o duelo por três jogos a dois. Porém, para este ano, os papéis se inverteram. Agora, o clube da Gávea, líder da primeira fase da atual edição do NBB, terá a vantagem de fazer três partidas em casa.

“Vai ser uma série dura e temos que entrar forte, buscando a vitória no primeiro confronto, mesmo atuando fora de casa. Tivemos um período de descanso e, posteriormente, trabalhamos forte, por isso, creio que chegaremos preparados para esta série que será marcada pelo equilíbrio”, disse o ala/armador Vitor Benite, uma das principais contratações do Flamengo para o NBB 2012/2013.

Os times chegam ao confronto após passarem pelas quartas de final de maneira completamente distinta. Os flamenguistas eliminaram o Paulistano/Unimed por três jogos a zero, enquanto que os representantes do interior do Estado de São Paulo venceram uma verdadeira batalha e eliminaram o Uniceub/BRB/Brasília, que se sagrou campeão das três últimas edições do NBB, por três a dois, com direito a uma vitória na partida de número cinco em pleno Ginásio Nilson Nelson, na capital federal.

Esta será a terceira oportunidade em que as equipes se encontrarão na fase de playoffs da competição nacional. Além da semifinal da última temporada, as equipes se enfrentaram nas quartas de final do NBB 2009/2010 com vitória por três a zero dos cariocas. Porém, o passado pouco importa e as equipes estão bastante ligadas no confronto deste ano. Prova disso são os discursos dos dois lados com as principais “armas” dos rivais na ponta da língua.

“Vamos encarar uma equipe que tem um grupo coeso, bastante entrosado, composto por jogadores de qualidade e que trabalha muito bem no pick and roll com o Fúlvio e tem uma transição rápida e eficiente com o Laws e com o Dedé, sem falar no trabalho de garrafão do Murilo. Vamos trabalhar para tentar conter os pontos fortes do São José e para que isso ocorra, vamos estudá-los e treinar em cima disso”, disse Benite, terceiro cestinha da equipe flamenguista na competição, com média de 13,4 pontos por jogo.

“Além das mudanças de jogadores e comissão técnica, o Flamengo mudou muito sua defesa para esta temporada. Primeiro, vamos precisar atacar com qualidade diante da forte defesa deles. Depois, temos que nos preocupar em exercer um ótimo trabalho defensivo, já que eles possuem ótimos jogadores em todas as posições. Sempre deixo claro para meus jogadores que o time que tiver a melhor defesa e conseguir anular seus adversários levará a melhor”, completou o comandante do time paulista.

 

As semifinais do NBB 2012/2013

 

Flamengo (1º) x São José/Unimed (7º)

14/05 (terça-feira) – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas

17/05 (sexta-feira) – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas

19/05 (domingo) – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas

23/05 (quinta-feira)** – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas

25/05 (sábado)** – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h45

 

Unitri/Universo (3º) x Paschoalotto/Bauru (4º)

13/05 (segunda-feira) – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19 horas

16/05 (quinta-feira) – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h30

18/05 (sábado) – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 21h45

21/05 (terça-feira)** – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 21 horas

24/05 (sexta-feira)** – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas

 

**Se necessário

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x