4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > González, primeiro piloto vencedor da Ferrari, morre aos 90 anos

González, primeiro piloto vencedor da Ferrari, morre aos 90 anos

15/06/2013 18h39 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
González, primeiro piloto vencedor da Ferrari, morre aos 90 anos

José Froilán González, o ‘Touro dos Pampas’ que em 1951 se tornou o primeiro piloto a vencer uma Grande Prêmio de Fórmula 1 para a Ferrari, morreu em Buenos Aires aos 90 anos, relatou a mídia argentina neste sábado, 15.

 

González derrotou o compatriota e pentacampeão mundial Juan Manuel Fangio e conquistou o GP de Silverstone em 1951, depois de estrear no campeonato com a Maserati em Mônaco um ano antes. Ele também venceu as 24 horas de Le Mans com o francês Maurice Trintignant com uma Ferrari em 1954.

A carreira do argentino na F1 se estendeu por uma década e 26 Grandes Prêmios. Sua última corrida com a escuderia italiana foi no GP da Argentina em 1960.

Suas duas últimas vitórias foram em Silverstone para a Ferrari, a segunda em 1954, quando ele encerrou a temporada como vice-campeão – mero meio ponto à frente do britânico Mike Hawthorn – perdendo para Fangio, que pilotou para a Maserati e a Mercedes naquele ano.

O argentino também terminou em segundo em sete ocasiões e foi o terceiro seis vezes em uma era na qual os acidentes fatais eram comuns.

Em 2011, ele foi homenageado pela Ferrari no 60º aniversário de sua primeira vitória, e Fernando Alonso pilotou a Ferrari 375 dos anos 1950 pelo circuito de Silverstone.

 

A morte de González deixa o australiano e tricampeão Jack Brabham, atualmente com 87 anos, como o mais velho piloto de F1 ainda vivo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x