16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Hellen Martins é aposta do ciclismo são-carlense

Hellen Martins é aposta do ciclismo são-carlense

06/09/2014 13h17 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Hellen Martins é aposta do ciclismo são-carlense

Uma dedicada ciclista, que treina focada no sucesso. Paralelamente, uma sonhadora. Poder um dia integrar uma equipe de ponta do Brasil e por fim, poder representar o país em um Jogos Olímpicos. Essa é Hellen Mariano Martins, 15 anos, que defende a Associação São-carlense de Ciclismo (ASC).

Há dois anos ela pratica o ciclismo e curiosamente até os 13 anos tinha uma vida sedentária assumida. “Apenas estudava”, confessa. “E foi na EE Militão de Lima que tive o primeiro contato com a modalidade, quando um grupo de pessoas do Projeto Pedal Consciente foi até a escola e mostrou os benefícios do ciclismo. Tive o apoio dos meus pais (Dagner e Idaiane) e comecei a me divertir. Na época era só passatempo”, lembra a são-carlense.

Entretanto o que era um lazer começou a ganhar características mais sérias. Em pouco tempo Hellen passou a integrar a equipe de competição e posteriormente a escolinha da ASC.

De 2012 até hoje, a ciclista conquistou a medalha de prata no brasileiro contra relógio em Maringá/PR; foi líder da uma das etapas da Volta do Futuro (também contra o relógio). Conquistou o vice-campeonato paulista de Resistência e o bronze no Brasileiro de Resistência (ambos em 2013). Mais recentemente, domingo (31), em Matão, venceu uma etapa da Copa São Paulo.

 

OBSTINADA

Cinco vezes por semana, Hellen treina e em cada atividade, são aproximadamente 50 quilômetros de pedal. “É desgastante, mas compensa”, resume.

O esforço físico chega ao limite, admite a atleta, mas o bom condicionamento adquirido fez com que ela se posicionasse na elite do ciclismo brasileiro em sua categoria (juvenil).

Agora, ela faz projeções para o futuro e sonha em chegar a seleção brasileira e ser reconhecida por uma equipe de ponta do ciclismo e poder assim, viver do que mais gosta. “Quero praticar o ciclismo, ser profissional, e chegar aos Jogos Olímpicos”, disse a são-carlense. Profissionalmente, Hellen faz seus planos. “Não vou abandonar os estudos e sonho em ser engenheira aeronáutica ou professora de educação física”, afirmou. “Se hoje pratico o ciclismo também não posso esquecer do apoio que recebo da  Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Async, a Ultrabike e VZTech”, finalizou.

.

DETERMINADA

Matheus Manzini, 33 anos, que já foi ciclista e hoje procura novos talentos, é o técnico de Hellen Martins.

Ele não economiza elogios a sua atleta, salientando que suas principais virtudes são a determinação e a disciplina. “Ela é focada em tudo o que faz. Se empenha ao máximo e com isso, tem tudo para evoluir. Os resultados que ela conquistou até aqui demonstra que tem um futuro promissor”, afirmou.

Manzini fez questão de dizer que hoje, Hellen é uma das ciclistas da nova geração e em sua categoria (juvenil) é uma das melhores do Brasil. “Por evento, na Volta do Futuro ela chegou à frente de ciclistas que integram a seleção brasileira”, afirmou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x