18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Intenções

Intenções

27/09/2014 00h34 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Intenções

Faltam poucos dias para a eleição, e mais uma pesquisa Datafolha, publicada ontem à noite, indica as tendências do eleitorado; e uma tendência que revela significativas alterações em uma semana. A primeira delas é que diferença entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) no primeiro turno subiu de 7 para 13 pontos porcentuais. 

Da semana passada para cá, Dilma subiu e passou de 37% para 40% , enquanto Marina caiu de 30% para 27%. Aécio Neves (PSDB) oscilou de 17% para 18%

No teste de segundo turno mais provável, o Datafolha mostra Dilma com 47% contra 43% de Marina. É um empate técnico no limite máximo da margem de erro da pesquisa, de dois pontos para mais ou para menos. No fim de agosto, a ex-ministra do Meio Ambiente tinha dez pontos de vantagem sobre Dilma (50% a 40%).

A pesquisa Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios do Brasil. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%. 

Em uma disputa em que desenlaces inesperados – como a morte do candidato Eduardo Campos e substituição deste por sua então vice, Marina Silva – chacoalham a luta pelo poder, oscilações nas tendências do eleitorado são esperadas. O que não quer dizer que não afetem as organizações das campanhas e os eleitores. 

Ainda faltam alguns dias, mas especialistas já apontam, no meio das incertezas, algumas possibilidades quase incontornáveis. Agora, é esperar as intenções de voto se concretizarem.  

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x