Arábia Saudita

Houthis do Iêmen dizem ter lançado drone contra aeroporto

Redação AE*

Um porta-voz militar dos rebeldes Houthis, apoiados pelo Irã, o brigadeiro-general Yahya Saree, afirmou nesta terça-feira (4) que um drone atingiu um “alvo sensível” no aeroporto da cidade de Najran, no sudoeste da Arábia Saudita. Ele não apresentou evidências.

Saree disse que o ataque foi uma resposta ao que chamou de violação saudita do espaço aéreo do Iêmen sobre as províncias de Saada e Hajjah. Não houve comentário imediato das autoridades sauditas.

Recentemente, os Houthis anunciaram que imporiam um bloqueio à navegação ligada à Arábia Saudita que passa pelo Estreito de Bab el-Mandeb, que dá acesso ao Mar Vermelho. Os rebeldes há muito se opõem à Arábia Saudita e já travaram uma guerra contra o reino e seus aliados. Os principais combates cessaram com uma trégua em 2022.

Os Houthis tomaram a capital, Sanaa, e grande parte do norte do Iêmen em uma guerra civil iniciada em 2014. A Arábia Saudita liderou uma coalizão internacional contra os rebeldes e também impôs um bloqueio aéreo e marítimo às áreas controladas pelos Houthis, que foi flexibilizado nos últimos anos. Fonte: Associated Press.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Segurança
Redação AE*   O governo da Alemanha pretende ampliar os poderes de seus serviços de […]
Há 2 horas
Oriente Médio
Redação AE* Ataques aéreos israelenses atingiram na madrugada desta terça-feira a base aérea de Abu […]
Há 14 horas
Sudeste Asiático
Geovanna Hora/AE Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a Indonésia nesta terça-feira, 18, três dias […]
Há 21 horas