19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Imprensa da Europa fala em ‘Ocidente em alerta’ com escalada entre Israel e Irã

Imprensa da Europa fala em ‘Ocidente em alerta’ com escalada entre Israel e Irã

Segundo os portais de The Guardian, Deutsche Welle, El País, Corriere della Sera, Le Figaro, o Ocidente está em alerta para a retaliação

13/04/2024 11h43 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Imprensa da Europa fala em ‘Ocidente em alerta’ com escalada entre Israel e Irã

Por Letícia Naome/AE

Os jornais e agências de notícias europeias destacaram nesta tarde a escalada do conflito entre Israel e o Hamas, com a possibilidade agora de uma ofensiva vinda do Irã, após o ataque israelense contra um consulado iraniano na cidade de Damasco, na Síria. Segundo os portais de The GuardianDeutsche WelleEl PaísCorriere della SeraLe Figaro, o Ocidente está em alerta para a retaliação da república islâmica.

El País e o The Guardian noticiaram que a Irlanda e a Espanha se juntaram para reconhecer a Palestina como um Estado. Conforme o jornal britânico, “os líderes das duas nações prometem reunir apoio internacional para uma solução de dois Estados para a crise de Gaza”. O periódico espanhol ainda disse que a Noruega também se une a esses países em apoio aos palestinos.

A França, por outro lado, parece não seguir o mesmo pensamento. De acordo com informações do Le Figaro, embaixadores franceses no Oriente Médio e em alguns países do Magrebe – noroeste da África – assinaram uma carta conjunta lamentando a viagem pró-Israel do presidente francês, Emmanuel Macron.

Sobre o conflito, a Alemanha pediu “contenção máxima”. Conforme a Deutsche Welle, a ministra de Relações Exteriores alemã, Annalena Baerbock, conversou com seu homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, em um esforço diplomático para reduzir as tensões após o ataque de Israel ao consulado no Irã.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x