21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Reino Unido anuncia expulsão de diplomata da Rússia acusado de espionagem

Reino Unido anuncia expulsão de diplomata da Rússia acusado de espionagem

Adido de Defesa é o cargo de uma representação da Defesa nacional que integre uma comissão diplomática em outro país

09/05/2024 10h24 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Reino Unido anuncia expulsão de diplomata da Rússia acusado de espionagem Foto – Arte – JornalPP

Reportagem – Estadão Conteúdo

O Reino Unido informou que vai expulsar o adido de Defesa da Rússia no país, Maxim Elovik, acusando-o de espionagem. A decisão foi anunciada pelo governo britânico junto com outras medidas para desarticular o que chamou de “operação de coleta de informações da inteligência russa”.

Adido de Defesa é o cargo de uma representação da Defesa nacional que integre uma comissão diplomática em outro país.

Além da expulsão, Londres decidiu remover o status diplomático de várias propriedades russas, sob suspeita de que tenham sido usadas “para fins de inteligência”. Também vai impor novas restrições a visas diplomáticos da Rússia, como, por exemplo, limitar o tempo de permanência de um diplomata russo no país. O governo britânico convocou o embaixador da Rússia no Reino Unido, Andrei Kelin, para comunicá-lo das medidas.

As ações são as mais recentes em uma série de medidas robustas tomadas contra a Rússia na esteira de “atividades malignas” supostamente ligadas à Rússia, disse o governo britânico na nota O comunicado cita como exemplo o caso de seis cidadãos búlgaros acusados de conspirar para cometer atividades de espionagem no Reino Unido em nome da Rússia.

“Desde a invasão ilegal da Ucrânia, as tentativas da Rússia de minar a segurança do Reino Unido e da Europa têm se tornado cada vez mais descaradas”, disse o ministro das Relações Exteriores britânico, David Cameron, na nota.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x