Saúde mental, por que falar disso?
Antes da Pandemia do COVID-19 cerca de 86% dos brasileiros sofriam com algum transtorno mental ou questão causada por um transtorno
A Saúde Mental é um tema extremamente relevante na atualidade. E por que é importante falar disso? Porque pesquisas mostram que antes da Pandemia do COVID-19 cerca de 86% dos brasileiros sofriam com algum transtorno mental ou questão causada por um transtorno. O Brasil ocupava o primeiro lugar em transtornos ansiosos e o quinto em depressivos mundialmente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). E, com a pandemia, isso se agravou.
Mas o que é “saúde mental”? O termo se refere a forma que alguém é capaz de adaptar suas ideias e emoções e reagir a desafios, exigências e mudanças de vida. Além disso, a saúde mental de um indivíduo tem impacto direto em como seu corpo está. É comum, por exemplo, que uma pessoa ansiosa tenha queimações de estômago ou dores no maxilar.
A ansiedade, em específico, costuma ocorrer junto a outros transtornos ou desencadeá-los. Quando se torna patológica, chega a impedir o indivíduo de desempenhar tarefas corriqueiras. E, acontece, pois, há uma sensação de medo a qual o corpo responde forma física e real. Como resultado, a pessoa sente: taquicardias, medo, pavor, sudorese, mudança na pressão arterial, mudança de apetite, no sono, perda de equilíbrio, dores no corpo, incapacidade de fala e crises de ansiedade ou pânico.
Outro quadro de transtorno mental comum é a depressão. Essa tem como o aspecto geral os sentimentos de tristeza, culpa ou vazio. Além da perda da capacidade de experimentar prazer nas atividades e a redução do interesse pela vida. Assim, uma pessoa depressiva também pode apresentar perda de energia, apatia, perturbações do sono, alterações de apetite e peso, isolamento e dificuldade de concentração. Tudo isso resulta em prejuízos escolares ou no trabalho, queixas físicas, uso de álcool e drogas e ideias e tentativas de suicídio.
Uma vez que se entende um pouco sobre esses transtornos e sobre saúde mental, vem a pergunta: “E como me cuidar?”. Para órgãos de saúde, manter uma boa saúde mental depende de: ter uma alimentação o mais saudável possível, praticar exercícios físicos, tomar sol, dormir bem, manter relações saudáveis, diminuir tempo de tela e fazer terapia com um profissional qualificado.
Tendo isso em mente, se faz ainda mais importante o papel dos profissionais especializados em saúde mental, como o psicólogo. Isso porque, identificar que algo não está bem e aceitar buscar ajuda costumam ser passos muito difíceis de se tomar. Mas, são fundamentais para a melhora. Pois é através dessa ajuda, que a pessoa irá poder ser capaz de entender suas questões, acessar os conteúdos que estão prejudicando sua saúde mental e levando a suas patologias e se curar.
Psicólogo formado pela PUC-Campinas.
Psicanalista pós-graduado pela Mackenzie-SP.
Especializado em Psicanálise, Gênero e Sexualidade pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Matheus Wada Santos
CRP 06/168009
@psi_matheuswada
(16)99629-6663