17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Miltinho de Carvalho

Jornal Primeira Página > Notícias > Miltinho de Carvalho > Galeria dos grandes mestres homenageia Vicente Figueira

Galeria dos grandes mestres homenageia Vicente Figueira

24/07/2013 18h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Galeria dos grandes mestres homenageia Vicente Figueira

Vicente Figueira nasceu em Rincão no dia 27 de fevereiro de 1929. É casado com Nair Branco Silva há mais de 60 anos e tem dois filhos (Ademir e Adilson).

 

Trabalhou na CPEF (Companhia Paulista de Estrada de Ferro) durante 45 anos e tudo começou na cidade de Araraquara. Depois foi para Marilia e retornou para São Carlos onde reside há mais de 50 anos.

Figueira iniciou a carreira musical nas décadas de l949. Na época tinha 20 anos e residia em Marilia onde era funcionário da antiga Fepasa. Ele costumava participar dos programas da Rádio Clube de Marilia para assistir as apresentações dos shows sertanejos e conheceu muitos artistas famosos na época. Ele gostava muito de ver a cantora espanhola Terezinha Sanches.

Com o amigo de trabalho Júlio Ciconato, um grande violeiro, aprendeu os segredos do violão e formou a dupla Figueira & Juliano e realizou muitas apresentações em São Carlos.

Figueira foi uns dos maiores divulgadores da história da cultura da música sertaneja no Estado. Foi também divulgador da Rádio Progresso na época do saudoso Leôncio Zambel. Possui mais de 1400 letras entre poesias e musicas.

Vicente Figueira percorreu divulgando a música por interior Paulista conheceu muitas cidades por esse Brasil afora.

Nos anos 80 foi uma das melhores épocas do compositor que teve muitas músicas gravadas por varias duplas como Lupercio & Romeu que gravou o sucesso “Sim ou Não”, ”Vivo Abandonado”,  “Tudo Mudou”, “Último Saber”, ”Cama Fofinha” entre outras.

Em 1987 foi convidado para representar os violeiros de São Carlos e juntamente com Osmair Rogério.

Em 1992 parou de viajar porque andava um pouco cansado. Infelizmente o tempo passa a vida passa e tudo fica na saudade.

Hoje aos 84  anos, aposentado , Figueira comenta que teve três  grandes paixões na vida: a esposa, a viola e a ferrovia e hoje passa o tempo escrevendo suas crônicas, seus poemas que é uma forma de registro do amor pela profissão.

Continua firme escrevendo crônicas para vários jornais de São Carlos e região e mantendo a alegria juvenil e a esperança de ver as suas crônicas e as suas composições alegrando esse nosso imenso Brasil.

Seu maior sonho de que um dia possa editar o seu próprio livro.

Meu amigo Vicente Figueira que você continue sempre firme com esse carinho essa humildade e carregar a bandeira da nossa música raiz.

Que Deus te abençoe a você e a toda a sua família!

 

Um grande abraço! O amigo de sempre Miltinho de Carvalho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x