27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Miltinho de Carvalho

Jornal Primeira Página > Notícias > Miltinho de Carvalho > Mario Zan na Galeria dos Grandes Mestres

Mario Zan na Galeria dos Grandes Mestres

26/10/2012 18h00 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mario Zan na Galeria dos Grandes Mestres

Mario Giovanni Zandomeneghi, conhecido como Mario Zan, nasceu em 9 de outubro de 1920, em Veneza, na Itália. Imigrou com sua família para o Brasil na década de 1920. O italiano de coração brasileiro foi considerado por muitos como o “Rei da Sanfona”.

Com apenas 10 anos, Mário tocou seu primeiro baile. Foi um casamento na roça e a partir daí não parou mais. Foi apelidado na região de “O moleque da sanfona”. Mesmo trabalhando em outros ofícios, Mario sempre dedicava as horas de folga ao instrumento e logo estava tocando em programas de rádio.

Quando a família mudou-se para São Paulo, estabeleceu-se no bairro do Ipiranga, reduto de imigrantes. 

Sua primeira gravação foi em 1944, logo repercutindo em todo o Brasil. Acumulou vários sucessos, ganhando a nomeação de “Rei da Sanfona” e também de “Sanfoneiro do Quarto Centenário”, por ter composto um dos grandes hinos em comemoração dos 400 anos de São Paulo.

Em um repertório vasto e cheio de êxitos, destacaram-se os sucessos: “Segue teu Caminho”, “Chalana”, “Festa na Roça”, “Sapecando”, “Quadrilha Completa Junina” e “Os Homens não Devem Chorar”. 

Mario Zan ultrapassou fronteiras brasileiras, tendo regravações de suas músicas por artistas estrangeiros e excursionando pela América Latina e Europa. 

Também esteve no cinema, participando de filmes como “Tristeza do Jeca” e “Casinha Pequeninha”. Trabalhou em cassinos, recebeu diversos títulos e medalhas e apresentou programas de TV. Duas de suas canções ultrapassaram fronteiras brasileiras: “Nova Flor” e “Os Homens não Devem Chorar”. Também é o acordeonista que mais vendeu discos no Brasil.

Luiz Gonzaga disse uma vez que Mario Zan era o verdadeiro “Rei da Sanfona”.

Mario Zan faleceu em 6 de novembro de 2006 em São Paulo.

Ver mais no site: www.recantocaipira.com.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x