13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > O centro de uma cidade é sua alma

O centro de uma cidade é sua alma

28/05/2017 04h55 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
O centro de uma cidade é sua alma

A Prefeitura divulgou recentemente uma proposta chamada – equivocadamente – de revitalização da área central de São Carlos.

Mesmo sem projeto completo, ela é suficiente para temer que São Carlos esteja na contramão de todas as cidades, no Brasil ou no exterior, preocupadas com a qualidade de vida urbana e com a valorização dos centros urbanos.

Abrir o calçadão da General Osório e a Praça do Mercado ao tráfego e estacionamento de automóveis não resolve nenhum problema sério de circulação e degrada ainda mais os poucos espaços de circulação e lazer do pedestre na cidade.

O trânsito em São Carlos é ruim. Mas essa proposta só reforça a política ultrapassada de entregar mais espaço aos automóveis e assistir impassível à degradação progressiva do transporte coletivo, do espaço dos pedestres e das precárias condições de circulação por bicicleta.

A mobilidade urbana exige, hoje, em qualquer lugar do planeta, um planejamento a curto, médio e longo prazos e a redefinição do equilíbrio entre pedestre, bicicleta, transporte coletivo e automóvel.

Nosso transporte coletivo não se oferece como alternativa aceitável para quem tem automóvel e há anos a administração não se dedica a enfrentar a sério esse tema.

Hoje,  mesmo o motorista que não queira ir ao centro, a compras, negócio ou lazer, é obrigado a passar pelo centro. O sistema estrutural de circulação motorizada, oferecendo alternativas de acesso interbairros sem passar pelo centro, não se resolve em quatro anos.

Mas é exatamente por isso que não pode ser abandonada ao sabor das idiossincrasias de cada mandato municipal.

São Carlos tem competência técnica nas suas universidades para buscar soluções muito melhores e os seus cidadãos tem o direito de discutir o futuro da cidade. 

A audiência pública do dia 7 de junho deve ser o início – e não o final – desse debate.

Professor Titular do IAU USP S. Carlos

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x