9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Plano de Ação

Plano de Ação

25/08/2014 13h31 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Plano de Ação

 

O Plano de Ação deve ser elaborado na forma de um mapa do caminho para o futuro onde os marcos de referência são as realizações para superação dos obstáculos e para o aproveitamento das oportunidades, baseadas, fundamentalmente, na utilização dos próprios ativos (na capacidade interna de investir nesses ativos e na capacidade de atrair investimentos externos).

Antes de começar a definir quais projetos estarão no plano, deve-se definir primeiramente a vocação do local, ou seja, em que o município ou bairro se destaca. A seguir montam-se os Eixos Norteadores, de acordo com a vocação e em sintonia com a Visão de Futuro.

Definido todos esses aspectos levanta-se a agenda de trabalho da cidade para 10 anos, e para isso, deve-se conversar com todos os atores da localidade e verificar o desejo e as propostas da comunidade, os projetos que já estão em andamento e aguardando definições do poder público e também quais as propostas que os empresários locais desejam para o município.

Com todas as propostas é necessário então organizar o processo, montar um cronograma (que será o Mapa do Caminho) contendo a proposta ou o projeto, suas ações, responsabilidades, custos e planejamento de execução.

O Plano deve ser validado por toda a comunidade e deve-se fazer um Pacto Local formalizando os compromissos assumidos por todos. Esse pacto pode ser através de documentos, leis ou relatórios.

Têm-se assim, um Plano de Desenvolvimento Local para 10 anos, o qual deve ser acompanhado e monitorado e de tempos em tempos deve ser reavaliado e se necessário reestudar as estratégias e os projetos.

 

(*) Educador, mediador da Rede Social São Carlos e Itirapina, assessor do processo de Desenvolvimento Local nessas cidades e especialista em Rede Social, Desenvolvimento Local, Marketing, Responsabilidade Social Empresarial, Gestão de Organizações Sociais e Turismo Sustentável pela OIT Turim – contato: www.rsedl.blogspot.com.br

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x