26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Carros populares são os preferidos dos ladrões

Carros populares são os preferidos dos ladrões

30/05/2012 08h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Carros populares são os preferidos dos ladrões

Os carros populares são os mais vendidos, mas também os mais roubados no estado de São Paulo. De acordo com o ranking de veículos furtados elaborado pela Confederação Nacional de Empresas de Seguros Gerais (CNseg), os modelos Gol (Volkswagen), Uno (Fiat), Palio (Fiat), Corsa (GM) e Celta (GM) foram os mais roubados no primeiro trimestre deste ano. Os dados confirmam as estatísticas de 2011 que também colocaram os carros populares entre os preferidos dos ladrões caranguejeiros, aqueles especialistas em roubos de carros. Em 2011, só os veículos da marca Gol foram mais de 38 mil em todo o Brasil. Em São Carlos os populares estão na linha de frente dos roubos de carros.

De acordo com o capitão Jefferson Lopes Jorge, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar em São Carlos, os registros de roubos na cidade apontam para os dados da CNseg, porém com a prisão de quadrilhas que agiam em São Carlos, os números devem cair consideravelmente.

Além disso, estão sendo desencadeadas operações policiais diariamente, que envolvem várias modalidades de policiamento e também em conjunto com a Polícia Rodoviária. De acordo com o capitão, estas ações são positivas. “Nos meses de abril e maio, a Polícia Militar de São Carlos prendeu em flagrante oito pessoas envolvidas nos crimes de furto e roubo de veículos, sendo pessoas de São Carlos e de outras cidades, como Hortolândia, Campinas e Jaú e ainda 41 veículos localizados”, explica.

Para Lopes, houve um considerável aumento de ações da Polícia Militar no mês de abril de 2012, em comparação com o mesmo mês de 2011, gerando assim um aumento nas prisões de pessoas procuradas, flagrantes, armas apreendidas, veículos recuperados, entre outras ações. “As Polícias Militar e Civil têm desenvolvido trabalhos em conjunto no combate ao crime. Nosso foco é o combate ao crime de roubo, pois pode causar maiores consequências negativas nas vítimas. Cada modalidade de policiamento possui seus principais objetivos operacionais, pois todos têm o mesmo foco que é baixar os índices criminais ao máximo”, afirma Lopes.

 

COMO EVITAR O ROUBO – Especialistas em segurança afirmam que todo cuidado é pouco. Ao estacionar, mesmo que for rápido, jamais deixar o carro aberto, procurar locais visíveis para estacionar o carro, nunca deixar documentos ou dinheiro. No semáforo, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique sempre alerta à aproximação de estranhos. Nunca deixar bolsas e objetos expostos. E jamais de carona a estranhos.

 

AÇÕES DA PM – COMPARAÇÃO ABRIL 2011 E 2012

 

Aumento de 108% nas prisões em flagrante delito e atos infracionais;

Aumento de 148% da quantidade de pessoas presas;

Aumento de 25% da quantidade de condenados capturados;

Aumento de 133% de armas apreendidas;

Aumento de 360% de veículos recuperados;

Aumento de 90% de traficantes presos;

Aumento de 764% de drogas apreendidas.

 

Fonte: PM de São Carlos

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
reinaldo
reinaldo
11 anos atrás

Que adianta prender? No dia seguinte estão na rua. As armas do cidadão de bem foram confiscadas, mas os bandidos cada dia mais armados e com mais coragem pois sabem que voce está desarmado.
Concordo com o desarmamento desde que o ESTADO cumpra sua função garantindo a segurança.
Estamos em um momento crítico onde se tem uma escalada na violência e paralelamente na mesma ordem o ESTADO vai criando subterfúgios para desocupar as cadeias.
Cada dia mais crimes, mais criminosos soltos, maior impunidade.
Estamos caminhando para um estado sem lei como estava o Rio de Janeiro ( que por sinal o governo está pegando pesado por causa da copa do mundo), onde as ordas mandam e o poder público fica quieto. A policia faz vistas grossas para nao ser morta. Este é o final breve que nos espera.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x