13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Em busca de novos sabores – Espanha

Em busca de novos sabores – Espanha

14/07/2014 20h05 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Em busca de novos sabores – Espanha

Divulgação

 

(parte II)

 

Foram apenas 55 minutos de vôo de Ibiza à Barcelona. E essa é uma cidade linda, encantadora e cheia de história. A sensação que tenho toda vez que vou a Barcelona é que sempre há uma nova descoberta a ser desbravada. Dessa vez ficamos 4 dias lá, poderia ficar dez dias e teria a mesma sensação de que ainda não vi tudo.

Passeios pela Rambla, Bairro gótico e Born ir até o parque Güell, ver os prédios desenhados por Gaudi, subir ao topo do Montjuic para ver a cidade de cima, comer churros, beber sangria e se perder dentro do Mercat de la Boqueria, são experiências únicas.

E como não se deliciar na praia de La Barcelloneta.

Uma das coisas que mais me interessaram em Barcelona, foram os cursos de gastronomia oferecidos pela Escola de Gastronomia Hoffmann, uma das escolas de gastronomia mais renomada do mundo. O interessante é que eles oferecem mini cursos, então é possível passear por lá e ainda reciclar seus conhecimentos gastronômicos. Quem tiver interesse em saber mais sobre os cursos de gastronomia que a Escola Hoffmann oferece, segue o site deles aqui: http://www.hofmann-bcn.com/sp.

 

Como comem os espanhóis

Vou começar contando uma história muito engraçada que aconteceu com a gente em 2010, quando fomos à Barcelona pela primeira vez.

Dessa vez tínhamos chegado em Barcelona as 16:00, estávamos mortos de fome e a maioria dos restaurantes fechados, encontramos um aberto, e o garçom disse só para “picar”, aquela altura do campeonato nem pensamos duas vezes. Fizemos o pedido, lembro até hoje, escolhi um sanduiche com frios, que chegou em 10 minutos. Quando vi, aquele sanduiche em miniatura, quase morri, achei que ele tinha trazido o pedido errado. Meu namorado verde de fome como eu, falou vamos comer logo, antes que o garçom chegue e recolha o pedido que tinha trazido por engano.  

O garçom chegou, não para recolher o pedido que tinha levado por engano, mas para nos trazer a conta. Como assim? Esses são os famosos tapas espanhóis. Lembra que eu tinha comentado sobre os aperitivos italianos? Os tapas funcionam mais ou menos da mesma maneira.

As tortilhas e as batatas bravas, que são servidas no lugar das populares batatas fritas, são muito consumidas pelos espanhóis. As tapas, petiscos que são servidos junto com a sangria, vinho e outras bebidas alcoólicas, tem diferentes receitas nas diversas regiões da Espanha.

Os tapas têm uma história interessante: surgiram para que as pessoas não se embebedassem tão rápido nos bares. As bebidas eram servidas tapadas por um pires que vinha com um pão, geralmente servido com jamón (presunto cru típico na Espanha), daí o nome “tapas”. Assim, elas forravam o estômago antes de “encher a cara”. Os espanhóis usam a expressão “salir de tapas” até hoje, que significa comer os deliciosos petiscos e beber.

Como na Itália, os espanhóis também aderem muito bem a dieta mediterrânea, comem muito pescados frescos e pouquíssima carne vermelha, bastante saladas regadas a bons azeites e tomam a famosa “cava” em quase todas as refeições, a cava é a bebida típica de lá, uma espécie de vinho frisante, a qual apreciamos em vários brindes (muy bueno). Dificilmente você vai ver um espanhol tomando refrigerante junto às refeições.

 

El Mercat de La Boqueria

O Mercado de Sant Josep de la Boqueria conhecido como La Boqueria é o primeiro dos mercados municipais de Barcelona e foi inaugurado em 19 de março de 1840 – dia de São José. Onde, ficava o Convento de São José, sendo que no século XIII era o local de vendedores de carne. É um mercado onde se vende frutas, pescados, artesanato, vinhos, etc. A organização do mercado é de impressionar, tiramos algumas fotos e como podem ver, o mercado é uma explosão de cores, sabores e aromas. Tudo muito fresco e saudável. Achei bem interessante os sucos naturais prontos para beber na hora, os sorvetes de palito, todos feitos artesanalmente à base de frutas naturais, todos os cereais, como chia, goji berry, e como o clima favorece, todas as frutas vermelhas como morangos, cereja, mirtilo, framboesa.

Essa foi mais uma das experiências do nosso giro que continua rumo à HOLANDA.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x