13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Em busca de novos sabores parte V – Paris

Em busca de novos sabores parte V – Paris

28/07/2014 13h34 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Em busca de novos sabores parte V – Paris

Divulgação

Uh lá lá enfim a tão esperada Paris!

Sinônimo de Paris: cidade romântica, emocionante, histórica, vibrante e elegante!  

Prepare seu coração e vamos para Paris! Paris para namorar, para comemorar e celebrar! 

As pontes de Paris, as tulipas, os monumentos, os museus, as lojas deslumbrantes, os ballets, o croque-monsieur, todo requinte, o sotaque, os cafés, os vinhos, o Luxembourg…Uh la lá…

Chegamos a Paris exatamente as dez da noite, o sol ainda não havia se posto e tratando de Paris você quer aproveitar cada segundo. E mesmo cansados da viajem de trem, nos revigoramos em cinco minutos. E com todos os protestos para me apresar fiquei pronta em quinze minutos. Quinze minutos! Você imagina o que é para uma mulher ficar pronta em quinze minutos quando se está em Paris? Na verdade, não queríamos perder nenhum minuto. Nessa mesma noite fomos ao conhecidíssimo Budha Bar, logo após fizemos um passeio pela Champs-Élysées  e terminamos a noite apreciando o espetáculo das luzes da  Torre Eiffel, voilá. 

 

Como comem os franceses

No dia seguinte, experimentamos o delicioso croque-monsieur e croque-maidemoiselle, ótimas pedidas para o café da manhã. Um sanduíche quente, bem recheado, coberto com um molho béchamel e depois gratinado. Um espetáculo. Mas qual a diferença entre os dois? O Croque-maidemoiselle leva um ovo frito por cima. E este sanduíche é uma madame pois alguns acham que o ovo frito lembra um chapéu antigo feminino! Ele lembra muito nosso misto quente, com uma fatia de queijo gratinado por cima. 

O café da manhã é farto, com uma infinidade de tipos de pães, croissant, brioche, cafés, chocolate quente e chás. 

E você deve estar se perguntando como manter uma dieta equilibrada e a boa forma estando em Paris? Foi o que descobri logo após o café da manhã. Como nos outros países que visitamos os franceses também caminham muito. Fazem seu percurso de casa ao trabalho a pé, bicicleta ou transporte público, que como em toda Europa funciona muito bem.

Ao andar por Paris constatei muito do que li no livro de Mireille Guiliano, Mulheres francesas não engordam, observando o estilo de vida da elegante mulher francesa. 

Como diz o livro, a francesa, não fica trancafiada dentro de uma academia se isso não lhe dá prazer.   Na França, fazer ginástica não é uma obrigação. Se movimentar não é um esforço, faz parte do cotidiano das pessoas. Para começar, existem pouquíssimas academias. O negócio a é curtir o parque, andar de bicicleta, respirar ar puro.  No final do dia, elas vão  a pé buscar as crianças na escola, dar uma voltinha no centro da cidade, paquerar, curtir a praia, fazer caminhadas na floresta ou andar de bicicleta numa das milhares de  ciclovias que atravessam a França. O que conta é aproveitar ao máximo as oportunidades de respirar ar puro e de se divertir um pouco. A maneira de encarar as atividades muda tudo. Elas andam de bicicleta para apreciar  a paisagem   sentir o vento no rosto depois de um dia de trabalho e não porque precisam emagrecer. 

Na hora do Almoço, no conhecido Chez Clement, fiquei observando a francesa ao lado. Fiz o pedido: entrada, prato principal e sobremesa.  Estava terminando a sobremesa, me distraí e quando olhei novamente para ela, ela havia começado o prato principal.  Os franceses comem divagar, com prazer, sem culpa, saboreando cada alimento.

Eles sempre comem em várias etapas. Mesmo em casa, as refeições são compostas de entrada, prato principal, iogurte ou queijo e sobremesa. Não se come com pressa nem na frente da televisão. O segredo é comer um pouquinho de vários alimentos diferentes. 

E assim fechamos com chave de ouro essa primeira etapa do nosso giro gastronômico. 

Se você gostou e quer saber mais sobre o assunto visite a pagina do facebook no link abaixo:

https://www.facebook.com/pages/Giovanna-Maffei-Nutricionista/245305092250810?ref=hl

Au revoir Paris.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x