7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Homicídios e tráfico de drogas aumentam em São Carlos

Homicídios e tráfico de drogas aumentam em São Carlos

27/04/2013 14h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Homicídios e tráfico de drogas aumentam em São Carlos

A Secretaria de Segurança Pública divulgou dados estatísticos de ocorrência criminais da cidade do primeiro trimestre do ano. Na comparação com os anos anteriores de 2012 e 2011, o número de homicídios dolosos deste ano teve um ligeiro aumento, com sete casos registrados; no ano anterior, foram seis ocorrências e em 2011, quatro.

 

As tentativas de homicídios aumentaram para seis casos neste ano, contra quatro em 2012 e três em 2011.

Os casos de latrocínio se mantiveram com o mesmo número nos três primeiros meses do ano e dos dois últimos anos todos com uma ocorrência registrada.

Os casos registrados como tráfico de entorpecentes aumentaram em 20% com 72 ocorrências no primeiro trimestre deste ano contra 60 casos no ano passado e 25 em 2011.

O delegado da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), Edmundo Ferreira Gomes, comenta que a ação contra o tráfico de drogas exige e desafia, não só as Polícias Civil e Militar, mas também toda a sociedade, para que seja desestruturada, pois se trata de uma rede de vários departamentos.

O trabalho realizado pelo Departamento de Polícia é feito através da repressão em regiões incidentes e o monitoramento de suspeitos, feito através de investigações e denúncias. As drogas mais apreendidas em ações táticas são o crack em pedra e cocaína em pó, seguidas de maconha.

Outro dado constatado é o aumento da participação de menores infratores nas ocorrências de tráfico de entorpecentes e também em roubos e furtos.

Para o delegado, é preocupante a participação de casos menores de 18 anos, principalmente nos casos que envolvem o tráfico de entorpecentes. Muitas vezes esses adolescentes e até crianças são induzidos na criminalidade por ser menos vulneráveis à penalidade.

E os menores, por sua vez, se envolvem na criminalidade por condições sociais e falta de estrutura familiar. “Muitos desses menores se envolvem com o tráfico por não possuírem orientações dos pais ou até mesmo já conviverem com a criminalidade dentro da própria família, há também o desejo pela conquista de dinheiro e bens materiais”, comenta Gomes.

Para o delegado, campanhas educativas e participação da população em denúncias são importantes para o combate do tráfico de drogas e na colaboração com o trabalho polícia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x