Motorista perde R$ 4,3 mil ao cair em golpe na Vila Morumbi
Vítima recebeu uma mensagem informando uma compra em sua conta, bem como um número para ligar, caso não estivesse realizando a negociação
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Reportagem – JornalPP
Um motorista de 44 anos ficou no prejuízo, ao cair em um golpe e perder a quantia de R$ 4,3 mil, enquanto estaria em sua residência na tarde da quarta-feira (8), na Vila Morumbi, em São Carlos (SP).
O fato ocorreu por volta das 13h30, na Rua Inajá. De acordo com a vítima, ela recebeu uma mensagem em seu aparelho de telefonia celular, indicando ser da instituição Nu Bank, informando na ocasião que uma compra no valor de R$ 820,30, estaria sendo realizada em uma loja denominada Eletro Max, e para cancelar a compra era preciso que a vítima efetuasse uma ligação para o número: 2018-3717.
Ao efetuar a ligação, conforme a orientação recebida, foi atendido por um indivíduo de nome Mateus, sendo informado que realmente estaria sendo gasto o referido valor da sua conta em uma compra, e que para cancelar a transação, era necessário verificar se possuía dinheiro em outras contas de sua propriedade, para que o golpista na ocasião não tivesse acesso aos valores. Na inocência, o motorista então informou que possuía R$ 4.323,42 em uma outra conta bancária, sendo solicitado para que de imediato ele acessa-se o aplicativo desta instituição financeira no qual ele é correntista, e fizesse uma transferência via Pix, através de um QR-Code, para que o golpista não tivesse acesso. No desespero, a vítima realizou a transferência via Pix, no valor de R$ 4,3 mil, para uma conta bancária em nome de um indivíduo, identificado como Airton Lopes, e sendo assim, o atendente afirmou que ele estaria mexendo em sua conta do Nu Bank, para que o golpista não tivesse mais acesso.
Após encerrar o contato e tentar novamente falar com Mateus no telefone indicado, o motorista a cada nova tentativa era atendido por uma pessoa diferente, e que então lhe informaram outro contato telefônico, sendo o 11 96783-6538, que seria então do suporte da Febraban. Ao efetuar a nova ligação para o novo número informado, a vítima informou o que teria ocorrido, e o atendente na ocasião apenas informou que ‘iria resolver’, fato que não aconteceu, onde então o motorista notou que havia sido vítima de um golpe.
No início da tarde da quinta-feira (9), por meios próprios, a vítima procurou pela CPJ (Central de Polícia Judiciária) de São Carlos (SP), onde o caso foi registrado em Boletim de Ocorrência como Estelionato, devendo ser investigado.