27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > São Carlos mostra redução nos números da violência

São Carlos mostra redução nos números da violência

05/10/2012 11h35 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos mostra redução nos números da violência

Números da violência nos primeiros oito meses do ano revelados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública em São Carlos se mostram estáveis quando comparados com o mesmo período de 2011. Homicídios, estupros e lesões corporais diminuíram. Já roubos de veículos, tráfico de drogas e roubos em geral aumentaram. (Confira detalhes no gráfico)

 

Na comparação dos dois últimos anos, o número de tráfico de drogas quase dobrou, passando de 88 registros a 159. Outro crime que teve um crescimento nas ocorrências foi o roubo de veículos que de 19 passou para 27.

Já o número de estupros registrou esse ano nove casos a menos que no mesmo período do ano passado. Os números são 46 em 2011 e 35 ocorrências em 2012. Dos 20 itens relacionados como crime pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, oito tiveram crescimento em 2012. O roubo a banco foi o único que se manteve idêntico sem ocorrências nos dois últimos anos. O registro das ocorrências nos outros 12 itens mostrou regressão.

O número de homicídio doloso, aquele com intenção de matar, diminuiu um ponto. Para os analistas esta estatística mostra uma estabilidade. Já o crescimento no número de roubos de carros, que quase dobrou, como também o tráfico de drogas, segundo especialistas em segurança pública, mostra agilidade dos criminosos.

Na análise do professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fernando Araújo Moreira, o crime se sofisticou e as polícias não acompanharam essa evolução. Tem-se de prever onde, quando e como o criminoso trabalha para antevê-lo. “Ou se investe no aparelhamento dos policiais ou se paga o ônus com a escalada da violência”, sintetiza.

Ele disse ainda que não tem como estar no local para combater, por exemplo, um roubo de carro. Por isso o papel da polícia é se antecipar e se mostrar ostensiva na cidade para inibir o criminoso.

 

NO ESTADO – O aumento da violência no Estado foi de 8,6% em comparação com agosto de 2011 e de 6,3% se analisado o acumulado nos oito primeiros meses do ano. No mês passado foram registrados 391 homicídios dolosos no Estado, com 417 vítimas – em uma ocorrência pode haver mais de uma pessoa morta. Em todo o ano, foram 2.924 registros, com 3.109 vítimas.

Em junho, quando a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu essa preocupação com o aumento na criminalidade, morriam em média 14 pessoas por dia no Estado. Em agosto, foram 13 mortes diárias, o segundo maior índice do ano.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x