19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Sono e direção, uma combinação perigosa no trânsito

Sono e direção, uma combinação perigosa no trânsito

Ter dormido menos de 7 horas na noite anterior dobram os riscos de acidentes ao volante de um veículo

10/05/2024 16h16 - Atualizado há 1 semana Publicado por: Redação
Sono e direção, uma combinação perigosa no trânsito Foto - JornalPP

Reportagem – JornalPP

A segunda maior causa de acidentes de trânsito, de acordo com a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), é devido ao sono e direção.

De acordo com a instituição, dois em cada dez sinistros de trânsito são provocados por algum distúrbio do sono ou pelo excesso de cansaço ao volante. Conduzir um veículo com sonolência, pode ser tão perigoso quanto encarar a volta para casa depois de beber algumas doses de álcool. Dentro deste contexto, a expressão popular ‘bêbado de sono’ tem uma parcela de verdade, porque pessoas que permanecem acordadas de 17 a 19 horas diárias, têm performance ao volante pior do que aqueles que apresentam nível de álcool no sangue, igual a 0,05%. Já quem fica 24 horas sem dormir tem reações similares a quem apresenta nível de álcool no sangue, igual a 0,10%, segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine.

Segundo a ABN (Associação Brasileira de Neurologia), os horários de risco de sonolência ao volante são entre 12h40 e 14h, quando as pessoas costumam ficar mais sonolentas por conta do período pós-almoço, e das 22h às 6h. No período noturno, a situação é ainda mais crítica das 3h30 às 5h50 da manhã. A maioria dos motoristas que se envolvem em acidentes de trânsito por conta do sono, nem percebe que tenha fechado os olhos.

Com base no assunto e visando o ‘Maio Amarelo’, o Jornal Primeira Página contatou o Chefe da Seção de Fiscalização e Operação de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Evando Carlos Domingues.

JornalPP – Como o motorista deve agir em caso de sonolência ao volante?

Evandro – O recomendado é parar o veículo o mais rápido possível em algum local apropriado e seguro para descansar, ou se possível trocar de motorista para seguir viagem. Orientamos sempre que quando a pessoa dirige até tarde da noite, por longos períodos de tempo e poucas horas de sono, devem estar atentas quando ao bocejar ou piscar os olhos com frequência, dificuldade de lembrar dos últimos quilômetros percorridos dirigindo, dirigir em zigue e zague na via. Portanto o motorista deverá estar atento a estes sinais do sono ao volante.

JPP – O motorista pode ser autuado por dirigir com sono?

E – Sim, ele pode ser autuado e temos duas situações: A primeira seria a do artigo 166 do Código de Trânsito Brasileiro, enquadramento 517-70 (Confiar ou entregar a direção do veículo a pessoa com estado físico ou psíquico sem condições dirigi-lo com segurança), neste caso a infração é gravíssima, sendo 07 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e o valor da autuação é de R$ 293,47. Esta multa é condicionada ao proprietário do veículo que confia ou entrega a direção a condutor sem condições de dirigi-lo com segurança, por exemplo condutor com sono ou fadiga.

A conduta de ‘entregar’ exige a presença do proprietário junto ao condutor na hora da abordagem. A conduta de ‘confiar’ caracteriza-se pela entrega da chave ao condutor pelo proprietário do veículo.

A segunda seria a do artigo 252, III do Código de Trânsito Brasileiro, enquadramento 733-10 (Dirigir o veículo com incapacidade física ou mental temporária), neste caso a infração é de natureza média, 4 pontos na CNH, valor da multa R$ 130,16. Esta multa cabe ao condutor do veículo com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito, exemplo, sono.

JPP – Quanto ao ‘Maio Amarelo’, na cidade de São Carlos (SP) será desenvolvida alguma conscientização aos motoristas, não só quanto ao dirigir com sono, mas também demais responsabilidades ao se assumir o volante de um veículo?

E – Quanto ao ‘Maio Amarelo’, este ano a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito irá trabalhar com o tema definido pelo Contran “Paz no Trânsito Começa Por Você, Respeite as Leis de Trânsito”, onde teremos uma ação do Maio Amarelo no dia 18 de maio, no bolsão do Mercado Municipal, na região Central, e será uma campanha abrangente, que irá falar da segurança no trânsito e a questão quanto ao dirigir com sono estaria dentro destas ações da campanha, visando as questões de segurança. Também será realizado no Dia do Brincar, em 25 de maio na FESC. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, terá algumas ações de panfletagem, ações no Shopping e em algumas empresas da cidade, que estão sendo feitas pela seção de educação para o trânsito do departamento, que ainda está a definir.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x