25 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Vinte e um presos não voltam da saidinha de fim de ano

Vinte e um presos não voltam da saidinha de fim de ano

Ao todo, 697 presos do regime semiaberto tiveram o benefício e 96,84% deles voltaram

07/01/2024 20h54 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Vinte e um presos não voltam da saidinha de fim de ano Wilson Dias/Agência Brasil

DA REDAÇÃO 

Um total de 21 presos que receberam o benefício da “saída temporária” de final de ano,  mais conhecida como “saidinha” não retornaram à penitenciária em Itirapina. Em Araraquara apenas um não voltou.  A informação é da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Ao todo, 697 presos do regime semiaberto tiveram o benefício e 96,84% deles voltaram. De acordo com a SAP, estes detentos são considerados foragidos e perdem automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturados, voltam ao regime fechado.

O Poder Judiciário autorizou a saída temporária de 34.547 reeducandos no Estado de 22 de dezembro de 2023 a 3 de janeiro de 2024, sendo que 1.566 (4,53%) não retornaram na quinta-feira , 4 de janeiro.

A saidinha é o benefício é concedido durante o cumprimento da pena e usado como forma de ressocialização e manutenção dos vínculos dos presos com o mundo fora do sistema prisional. De acordo com a lei, detentos em regime semiaberto têm direito a quatro saídas, de sete dias cada, por ano.

O benefício é para presos em regime semiaberto; que cumpriram 1/6 da pena, caso o preso seja primário; e 1/4 caso seja reincidente. A concessão da saída é realizada apenas aos presos que apresentem boa conduta carcerária.

O benefício da saída temporária é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019 e suas complementações.

 

OS NÚMEROS DA REGIÃO 

Araraquara – saíram 232 presos e 1 não retornou.

Casa Branca – saíram 22 presos e todos retornaram.

Itirapina- saíram 443 presos e 21 não retornaram.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x