Artigo

Airton Garcia: o legado de um estadista

Marquinho Amaral*

Conheci o saudoso Airton Garcia ainda menino, acompanhando meu pai, Francisco Xavier Amaral Filho. Desde a campanha de 1992 já chamava atenção seu jeito inquieto e arrojado, sempre dedicado a ajudar os mais necessitados.

Empreendedor nato, começou vendendo panelas e chegou a ser sócio do Grupo Votorantim. Órfão de pai, assumiu cedo a responsabilidade de sustentar a família, garantindo os estudos de seus irmãos. Com muito trabalho, foi um dos arquitetos da expansão urbana de São Carlos, especialmente na Região do Grande Cidade Aracy, chegando a doar terrenos para famílias carentes.

Na política, destacou-se pela capacidade de unir forças distintas, como em 1996, no célebre “Balaio de Gatos”, que levou Dagnone de Melo e Airton à vitória. Visionário, antecipou políticas como o Bom Prato ao levar moradores do Aracy para o restaurante universitário da UFSCar, onde a refeição custava R$ 1.

Em 2016 realizou o sonho de ser prefeito. Contrariando os críticos, conduziu uma gestão austera, recapeou grande parte da cidade, firmou parcerias com universidades e incentivou novos empreendimentos. Reeleito, mesmo com a saúde fragilizada, demonstrou coragem e superação até o fim.

Sua partida deixa uma lacuna imensa. O destino quis que fosse pouco depois de sua mãe, a querida Dona Henriqueta. Que Deus os acolha e lhes conceda o descanso eterno.

A nós, seus amigos, resta a saudade e a lembrança de um estadista que ajudou a escrever a história de São Carlos.

 

*Marquinho Amaral – presidente da Prohab.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Eleições
Hugo Henud/AE O MDB pretende testar o nome do ex-presidente Michel Temer, 85, como possível […]
Há 7 horas
Saúde pública
O vereador Bruno Zancheta (Republicanos) realizou uma visita à sede do SITS – Serviço Integrado […]
Há 16 horas
Emenda parlamentar
Gabriel Hirabahasi e Gabriel de Sousa/AE A liberação de dinheiro público para a compra de […]
Há 17 horas