3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Alckmin e Takanobu Ito lançam pedra fundamental da Honda dia 26

Alckmin e Takanobu Ito lançam pedra fundamental da Honda dia 26

12/11/2013 21h11 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Alckmin e Takanobu Ito lançam pedra fundamental da Honda dia 26

Está confirmado. O presidente-executivo da montadora japonesa Honda, Takanobu Ito, e o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB) estarão em Itirapina no dia 26 de novembro, para lançar, juntamente com o prefeito José Maria Cândido (PMDB), a pedra fundamental da nova fábrica de automóveis da Honda do Brasil.

 

De acordo com informações da Honda, o investimento será de R$ 1 bilhão, com geração de cerca de 2.000 empregos. Itirapina fica a 214 km de São Paulo, próxima a cidades importantes como Rio Claro e São Carlos; no entanto, tem apenas 15,5 mil habitante, de acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Honda vai fabricar um utilitário esporte inédito em Itirapina, interior de São Paulo. Trata-se do carro de produção esboçado no conceito Urban SUV, mostrado no Salão de Detroit (EUA) em janeiro e com estreia “real” marcada para o Salão de Tóquio (Japão), que abre ao público no próximo dia 23.

O Urban SUV, que talvez receba outro nome no lançamento oficial, será um jipinho urbano global, de 4,3 metros de comprimento, o que o coloca diretamente no caminho de Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker.

O modelo vai compartilhar plataforma com o novo Fit, já apresentado no exterior mas ainda sem data certa de chegada ao Brasil. A geração atual do monovolume é fabricada em Sumaré (SP), juntamente com o City e o Civic. O crossover CR-V, de maior porte, é trazido do México. O sedã grande Accord, que tem vendas bastante limitadas, vem do Japão.

 

ESTRATÉGIA

O anúncio da segunda fábrica de automóveis da Honda no Brasil (a primeira fica em Sumaré, também em SP) engorda uma lista de investimentos em unidades locais que inclui de chinesas como JAC e Chery às alemãs premium Audi, BMW e Mercedes-Benz, boa parte delas anunciada após a consolidação do Inovar-Auto, novo regime automotivo que impõe maior grau de nacionalização à indústria automotiva.

No caso da marca japonesa, o objetivo é aumentar a capacidade de produção —  vale o mesmo para a Toyota com a unidade de Sorocaba (SP), que produz o Etios. Já a Nissan terá nova planta em Resende (RJ) para nacionalizar March e Versa e lançar o Note, substituto da Livina e rival direto do Fit.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x