6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Altomani cobra solução para o descarte irregular de resíduos sólidos

Altomani cobra solução para o descarte irregular de resíduos sólidos

16/11/2013 14h33 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Altomani cobra solução para o descarte irregular de resíduos sólidos

O prefeito Paulo Altomani, realizou na manhã desta quinta-feira, 15, na sala os ex-prefeitos Antonio Massei, do Paço Municipal, uma reunião com secretários e diretores das secretarias de Meio Ambiente, Habitação, Obras, Serviços Públicos e SAAE, para discutir medidas a serem tomadas para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos no município. Entre as propostas, está a criação do Núcleo Gestor de Resíduos Sólidos e a revisão na lei de resíduos sólidos.

 

O prefeito manifestou forte preocupação com o não cumprimento de alguns caçambeiros e da própria população, no descarte irregular em determinados pontos da cidade. A reunião também discutiu uma revisão da lei atual de resíduos sólidos, com a aplicação de multas mais elevadas e até mesmo a criação de uma nova lei, proibindo o transporte de entulho fora do horário comercial e instituindo a implantação de um sistema de coleta de produtos recicláveis mais eficiente.

O chefe da divisão de resíduos sólidos, Kleber Luchesi, mostrou como funciona o sistema eletrônico de fiscalização e monitoramento de caçambas via satélite, que está sendo implantado pela empresa responsável pelo recebimento do entulho. O sistema, indicada a posição e situação das caçambas desde a obra, até o destino final, na entulheira. A partir de dezembro, todas as caçambas e caminhões que fazem o transporte dos resíduos sólidos serão monitorados.

Altomani, afirmou após o encontro que aumentando a fiscalização, São Carlos vai reduzir o descarte irregular. “Não queremos entulho descartado irregularmente na cidade. Vamos acompanhar todo o processo, desde a quantidade do entulho gerado pela obra, o deslocamento das caçambas, a emissão da nota fiscal dos caçambeiros até o destino final do resíduo na entulheira, autorizada pela Cetesb. Nossas secretarias vão atuar de forma conjunta, compartilhando responsabilidades e fiscalizando o descarte irregular”, disse Altomani.

 

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos / Coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi, considerou a reunião importante para desencadear um plano estratégico de gestão de resíduos sólidos. “Nós estamos criando um Núcleo Gestor de Resíduos Sólidos, que será administrado pela prefeitura, com a participação de várias secretarias. Isso vai controlar e disciplinar o sistema de descarte irregular de resíduos em todos os aspectos”, afirmou Tundisi.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x