18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Altomani conhece novo sistema para tratamento de água por membranas com tecnologia de ultrafiltração

Altomani conhece novo sistema para tratamento de água por membranas com tecnologia de ultrafiltração

19/09/2015 03h04 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Altomani conhece novo sistema para tratamento de água por membranas com tecnologia de ultrafiltração

O prefeito Paulo Altomani e o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sérgio Pepino, estiveram na manhã de ontem (18), na Estação de Tratamento de Água Alto da Boa Vista – ETA ABV para conhecer o sistema para tratamento de água por membranas com tecnologia de ultrafiltração.
Na ocasião o gerente de produção da ETA-ABV, Angelino Aniello Saullo, acompanhado dos engenheiros Gustavo Carvalho, Waldir Folgosi e Celso Von Atzingen, da Centroprojekt do Brasil, empresa que desenvolveu o sistema, acompanharam a comitiva de São Carlos durante a visita técnica. Eles mostraram passo a passo o funcionamento da unidade de produção.
A instalação de membranas ultrafiltrantes é uma tecnologia de ponta já empregada em países como Estados Unidos, Israel e Cingapura e já vinha sendo adotada pela Sabesp na ETA Rio Grande. Segundo o gerente de produção da ETA-ABV, Angelino Aniello Saullo, a maior vantagem do sistema é o tempo de instalação. “Em seis meses conseguimos incrementar 1 metro cúbico de água por segundo para população. Nos outros seis meses, conseguimos mais 1 metro cúbico em uma área de somente 800 metros por cada metro cúbico por segundo”, explicou.
Saullo também ressaltou que o preço sistema por membranas é bastante similar ao de uma ETA convencional, porém com 2 mil litros por segundo a mais de tratamento na planta do ABV.
Para o presidente do SAAE, Sérgio Pepino, o sistema é moderno, eficiente e rápido. “A ETA da Carlos Botelho trata 550 litros por segundo e a do Ceat 30 litros por segundo. Nós temos um projeto para construir uma ETA nova no Ceat para tratar 100 litros por segundo. O investimento será de R$ 24 milhões, com tudo aprovado pela Caixa Econômica Federal, só falta assinarmos o contrato”, disse ele.
“É um sistema utilizado em outros países com sucesso e que está ajudando muito o governo do Estado a enfrentar essa crise hídrica. Já que a nossa ideia é construir uma nova estação de tratamento viemos conhecer essa nova solução mais moderna e ágil. A qualidade da água é fantástica. Pelo que vimos aqui a manutenção também é mais em conta, porque a quantidade de coagulante usado corresponde a um terço do outro sistema. A qualidade da água também é superior a da ETA convencional”, pontuou o prefeito Paulo Altomani.
A ETA – ABV hoje é a segunda maior estação de São Paulo em instalações e a primeira em produção com16 mil metros cúbicos de água  por segundo, com capacidade para abastecer 5,5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x