13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Altomani e Di Salvo participam de degustação

Altomani e Di Salvo participam de degustação

15/09/2013 08h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Altomani e Di Salvo participam de degustação

Produtos produzidos durante o curso de Processamento Artesanal de Carnes Suínas – embutidos, defumados e outros – foram degustados durante um jantar realizado na noite de sexta-feira, 13, na Escola Estadual Bento da Silva César, no Santa Felícia. O jantar marcou o encerramento do curso, e contou com as presenças do prefeito Paulo Altomani, do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, do Secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, dos vereadores Rodson Magno e Cidinha do Oncológico, além de representantes da Secretaria de Emprego e Renda, do presidente do Rotary Club São Carlos NRDC Alessandro Di Salvo, Alexandre Faccin e da comunidade.

 

O curso foi realizado no período de 9 a 13 de setembro, com um total de 24 horas, na cozinha da Escola Estadual Bento da Silva César, numa parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e do Sindicato Rural, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No total, foram formados 20 alunos.

O prefeito Altomani destacou o trabalho realizado e disse que dar condições para o cidadão conquistar sua qualidade de vida é o melhor caminho. “Queremos construir uma sociedade mais independente e levar a prática doméstica para os bairros da cidade, o que irá representar uma qualidade alimentar melhor, economia e possibilidade de renda”.

O vice-prefeito Cláudio Di Salvo, lembrou que o lema é “aprende a fazer fazendo” e que, com o apoio do Serviço de Inspeção Municipal, os alunos poderão também comercializar os produtos que aprenderam a processar. “Há, nesse trabalho, um envolvimento de vários seguimentos da sociedade, como a comunidade escolar e o Rotary, garantia de que o aluno seja um agente multiplicador do conhecimento, levando sustentabilidade e economia doméstica também para outras famílias”, explicou.

Di Salvo acrescentou que outros cursos, com o mesmo propósito, serão realizados em assentamentos rurais do município. “Vamos levar ensinamentos e depois absorver toda a produção para incrementar a merenda escolar”, afirmou.

 

As aulas, divididas em teóricas e práticas, foram ministradas pelo engenheiro Edson José Leme Godoy, instrutor do Senar, abordando tópicos como a higiene na manipulação, tipos de cortes, o uso de condimentos e os métodos de processamento da carne suína. “Os alunos aprenderam a produzir 20 produtos derivados da carne suína, como toucinho (bacon), lombo defumado, copa, paio, chouriço, pururuca, salame, costelinha defumada, linguiças (frescal, calabreza, toscana, portuguesa, califórnia e de pernil), tender e presunto”, informou Edson.  Ele também lembrou que o curso oferece recursos de processamento artesanal, sem o uso de recursos químicos, com certificado e apostila.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x