28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Apesar de polêmica, Sindspam se filia à CUT

Apesar de polêmica, Sindspam se filia à CUT

31/08/2011 14h03 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Apesar de polêmica, Sindspam se filia à CUT

Direção da CUT e do Sindspam fecharam acordo de filiação do sindicato à Central, na manhã de ontemApós uma série de polêmicas, o Sindspam (Sindicato dos Servidores Autárquicos e Municipais de São Carlos) formalizou sua filiação à CUT (Central Única dos Trabalhadores), durante reunião entre as diretorias das duas entidades, na manhã de ontem, no auditório da Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos). O evento reuniu representantes dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Itupeva e Limeira, fora outras lideranças da própria central.

A negociação entre Sindspam e CUT estava praticamente acertada até o final da tarde de segunda-feira (29), quando uma carta aberta do Sindicato dos Metalúrgicos, se posicionando contra a filiação, foi divulgada e fez com que surgissem incertezas a respeito da união das duas entidades.

O Sindicato dos Metalúrgicos, filiado à CUT e dirigido por partidaristas da Central, além de manifestar desagrado com a proposta de filiação, criticou o Sindspam, demonstrando apoio ao “Movimento 4 de Setembro”, grupo de oposição à atual administração do Sindicato dos Servidores Municipais. Tal posicionamento dos metalúrgicos, porém, foi criticado por representantes da CUT, durante a reunião de ontem.

“Olha, a CUT é distribuída por 17 sindicatos em 18 ramos, dentre eles o ramo dos municipais. E o ramo dos municipais é que fala em nome dos municipais e não um pronunciamento equivocado do companheiro Eric (Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos) e do companheiro Ronaldo (Lopes, vereador do PT) ou do seu sindicato, que é do ramo dos metalúrgicos. Portanto, esse pronunciamento unilateral, no qual o Eric se posiciona contrário à filiação do Sindspam, fala em nome do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, não em nome da CUT, porque ele não participa de nenhuma instância cutista”, disse Luís Henrique Souza, coordenador regional da CUT de Ribeirão Preto.

“Eu tomei conhecimento disso no domingo, que o Eric fez um posicionamento da diretoria do seu sindicato. Na verdade, o Eric, enquanto presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, acompanhou todo o processo de diálogo com a diretoria do Sindspam. Eu mesmo o comuniquei, pessoalmente, que tinha um sindicato de São Carlos que queria vir para a CUT. Eu ainda não conversei com ele aprofundadamente, mas eu acho estranho e acho que ele está equivocado no pronunciamento que foi dado à imprensa”, completou Marcelo Fiorio, secretário de Organização e Política da CUT/SP.{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x