12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Arnaldo Jardim defende pesquisa para setor sucroenergético

Arnaldo Jardim defende pesquisa para setor sucroenergético

07/07/2015 11h14 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Arnaldo Jardim defende pesquisa para setor sucroenergético

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, representou o governador Geraldo Alckmin, na abertura da 5ª edição do Ethanol Summit 2015, um dos principais eventos do mundo voltados para as energias renováveis, ontem (6), no Golden Hall do World Trade Center, em São Paulo. O evento segue com as atividades hoje. 

Arnaldo Jardim lembrou que o estado de São Paulo é o maior produtor de cana, açúcar e etanol do Brasil, pioneiro em pesquisa e desenvolvimento nesta área e detém uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com a energia gerada a partir da biomassa de cana. “O estado reconhece a importância do apoio à produção canavieira, promovendo a oferta do etanol e da bioeletricidade. Por isso, devemos trabalhar para implementar novas políticas públicas para ampliar a referência do etanol na matriz energética ”, destacou. 

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o estado de São Paulo 56,2% do País. Além disso, 50,6% da produção de etanol e 63,5% de açúcar são originárias das propriedades paulistas, na safra 2013/2014. 

São mais de 5 milhões hectares de cana-de-açúcar, aproximadamente 100 mil UPAs, segundo informações do Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuárias, mais conhecido por Projeto Lupa. As maiores regiões produtores são: Barretos, Orlândia e Ribeirão Preto. 

Em discurso gravado, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Katia Abreu reafirmou que o governo federal está adotando algumas medidas para fomentar a produção do etanol. “Conseguimos algumas medidas importantes, como o aumento do percentual do etanol no combustível, agora estamos trabalhando para garantir a segurança jurídica para fomentar a matriz energética no Brasil”, disse. 

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine destacou que os produtores de etanol devem trabalhar em parceria com a estatal para criar novos planos de negócio e fomentar a logística e infraestrutura. “O etanol ė fundamental a produção de combustível para que possamos depender menos do refino do petróleo. A Petrobras fará um investimento de mais de R$ 130 bilhões nos próximos cinco anos para criar novas tecnologias e investir no setor. Por isso, devemos trabalhar em sinergia para levantar a economia nacional”, ressaltou.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x