23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Bancada Evangélica se consolida na Câmara

Bancada Evangélica se consolida na Câmara

Atualmente, cinco parlamentares se identificam com a religião

07/05/2024 16h26 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Bancada Evangélica se consolida na Câmara

A Bancada Evangélica da Câmara de São Carlos possui cinco vereadores na atualidade: Bruno Zancheta (Republicanos), Dé Alvim (Solidariedade), Lucão Fernandes (PP), Sergio Rocha (PRD) e Tiago Parelli (também do PP). O suplente Moisés Lazarine (atualmente no PL) também é evangélico. Segmento religioso que apresenta grande crescimento no Brasil, há também expectativa pelo aumento da bancada na próxima legislatura.

Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) da Universidade de São Paulo (USP), de 17.033 templos evangélicos, em 1990, o Brasil passou a contar com 109.560, em 2019, o que configura um aumento de 543%. O crescimento se traduz em aumento da força política. No atual mandato do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Evangélica conta com mais de 130 deputados federais e mais de 10 senadores.

Nas eleições de 2020, a bancada evangélica da Câmara de São Carlos perdeu alguns representantes. Julio Cesar foi candidato a prefeito e não disputou a reeleição para vereador; já Edson Ferreira e Moisés Lazarine acabaram não se reelegendo. Em 2024, a expectativa é que lideranças evangélicas apresentem suas candidaturas e possam conquistar mais cadeiras na Câmara.

Em entrevista ao Jornal Primeira Página, o diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, Felipe Nunes, ressaltou que o peso do posicionamento ideológico de um candidato é maior nas grandes cidades, principalmente no Sudeste, onde existe um embate importante, que não terminou depois da eleição presidencial. “Mas isso não significa que o posicionamento ideológico dos candidatos não tenha relevância, principalmente no que se refere a questões de comportamento e valores. A pauta de costumes veio para ficar”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x