13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Barba fala sobre Segurança Pública na DBC FM

Barba fala sobre Segurança Pública na DBC FM

06/09/2012 12h29 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Barba fala sobre Segurança Pública na DBC FM

O candidato Oswaldo Barba (PT) participou na manhã desta quarta-feira (5/9) da segunda rodada de entrevistas promovidas pela Rádio DBC FM (106,3 MHz), de São Carlos, onde falou sobre Segurança Pública. O candidato apresentou suas propostas para a área, enumerou o que realizou em sua atual gestão na Prefeitura, informando inclusive dados atuais sobre o tema no município.

A entrevista teve início com uma questão sobre a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, ideia original concebida e anunciada por Barba entre todos os candidatos e que consta no programa de governo de Barba. O objetivo da criação da secretaria é, segundo o candidato à reeleição, consolidar tudo o que já foi feito em termos de segurança em São Carlos e aprimorar e colaborar com os entes responsáveis pela segurança dos municípios, que são o Governo do Estado e a União.

O trabalho na área de Segurança Pública teve início efetivo pelo poder público municipal em 2002, na gestão do ex-prefeito e atual deputado federal Newton Lima (PT-SP), com a criação do Plano Integrado Municipal de Segurança Pública, que aglutinou todas as forças que trabalhavam nessa temática no município. Em 2004 e 2009 o plano foi revisado e reconhecido nacionalmente como uma das melhores políticas públicas de segurança.

Também fez parte desse plano a criação da Guarda Municipal, que tem o papel de preservar os patrimônio do município, e a criação dos Agentes de Trânsito. “Absorvemos funções que era da Polícia Militar ao criar esses dois grupos para que a PM pudesse focar interinamente no combate ostensivo da criminalidade. E isso foi feito”, enfatizou Barba.

Durante seu governo, Barba dobrou o número de contingente de guardas municipais de 80 para 160, que também fazem hoje a ronda escolar, que antigamente era feita pela PM. Barba também preside hoje o Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura – formado pelo prefeito, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Guarda Municipal, representante do Ministério da Justiça e Polícia Federal – que tem como objetivo tomar medidas e decisões para reforçar a segurança do município de forma articulada.

Questionado sobre a vinda da base da Polícia Federal, Barba orgulha-se em dizer que foi uma conquista do seu atual governo. “Fui atrás de uma base da Polícia Federal porque a maior parte dos passaportes emitidos em Araraquara era de São Carlos, principalmente pela nossa grande quantidade de estrangeiros nos centros de pesquisa. Em um ano foram 11 mil passaportes emitidos, o que facilitou a vida dos sãocarlense e pessoas da região. O próximo passado é acertar uma área para fazer o atendimento aos estrangeiros com o apoio da Prefeitura”, declarou Barba.

Sobre a violência, o candidato apresentou números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP que mostram uma queda constante no número de casos policiais no município. “Em 2001 tivemos 19 homicídios por 100 mil habitantes. Após 10 anos esse número caiu para 8, o que significa uma redução de 57%. Em 10 anos o número de furtos da cidade caiu para 29% e de roubos para 5%. Vejam que a população cresceu em 13% nos últimos anos, mas os números de violência foram reduzidos”, destacou Barba.

O candidato também apresentou uma comparação da violência com outras cidades da região do mesmo porte de São Carlos. “Roubo e furto de veículos em Araraquara são 24% maiores do que em São Carlos e em Rio Claro são 140% a mais. Com relação a roubos, Araraquara possui 28% a mais e Rio Claro 95% a mais do que a nossa cidade. Quanto aos furtos Araraquara possui 25% a mais e Rio Claro o mesmo percentual. Já a porcentagem de homicídios em Rio Claro é 147% maior comparado com São Carlos e Araraquara praticamente o mesmo do que nós”, comparou Barba.

Outro projeto de Barba para seu próximo governo será a criação do Gabinete de Crise, que abrigará forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, que discutirão em tempo real (via Internet) as ações de segurança do município por meio do monitoramento das 24 câmeras de segurança instaladas na cidade na atual gestão de Barba na Prefeitura.

“Não posso deixar de parabenizar a Polícia Civil de São Carlos que elucidou 100% dos homicídios da cidade mesmo sendo em um grupo reduzido”, destacou Barba.

Sobre a contratação de mais policiais, Barba falou sobre seu esforço em pedir o aumento no número do contingente. “Os comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil de São Carlos sabem da minha lutar para ampliar o efetivo deles. No ano retrasado ajudamos o Estado a formar soldados com a expectativa de que eles ficassem em parte na cidade. Também construímos o Complexo de Segurança, que é um projeto da Prefeitura, e doamos a área para que a PM fizesse seu quartel. Também doamos a área do Instituto Médico Legal, o IML, e agora doei outra área para a construção da Seccional”, ressaltou Barba.

O candidato também falou sobre seus projetos na luta contra as drogas. Barba acredita que continuará a ser um dos grandes desafios de seu próximo governo. Para isso, já possui planos para o futuro. “Temos um trabalho grande da prevenção com investimentos em educação, esporte, lazer, cultura, inclusão social e, principalmente, com vagas para capacitação. Nos últimos três anos oferecemos 20 mil vagas para jovens interessados em se capacitar para o mercado de trabalho”, falou Barba.

Além desses investimentos, o candidato lembrou que, enquanto prefeito, investiu R$ 1,5 milhão em internação em clínicas particulares para dependentes químicos. “Meu próximo passo é ampliar o atendimento do CAPS-AD para 24 horas e entregar o Hospital-Escola, pois separei 20 leitos para atender os dependentes químicos quando entram em crise”, disse Barba.

No final de sua entrevista Barba declarou sua adoração por São Carlos classificando-a como uma das melhores cidades para se viver. “Não é à toa que nossa cidade ganhou destaque na revista ISTO É desta semana como a 10ª cidade do Estado de SP com maior poder de consumo e ontem, na Revista Kappa, com uma reportagem falando sobre o nosso PIB que deve fechar em 2012 com crescimento de 7,49%, enquanto o do Brasil será 1,75%. Tenho orgulho de viver aqui e de trabalhar para o crescimento de São Carlos”, finalizou Barba.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x