19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Bispo Diocesano D. Luiz Carlos recebeu título

Bispo Diocesano D. Luiz Carlos recebeu título

Solenidade foi presidida pelo vereador Gustavo Pozzi, e teve como orador oficial, vereador André Rebello

12/06/2023 16h52 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
Bispo Diocesano D. Luiz Carlos recebeu título

A Câmara Municipal realizou na última quarta-feira (7) na Catedral Diocesana, a entrega oficial do título de “Cidadão Honorário de São Carlos” do bispo Dom Luiz Carlos Dias. A concessão da honraria, proposta pelos vereadores Gustavo Pozzi e André Rebello, foi oficializada pelo Decreto Legislativo Número 1017, de 2 de fevereiro de 2023, aprovado por unanimidade.

A solenidade foi presidida pelo vereador Gustavo Pozzi, e teve como orador oficial, o vereador André Rebello. O evento contou ainda com a presença da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal, Diana Cury, da dirigente regional de ensino, Débora Blanco, do secretário de Governo, Neto Donato, do vigário geral da Diocese, padre Marcos Antonio Guideli, do pároco da Catedral de São Carlos, padre Sandro de Sousa Portela.

Dom Luiz Carlos Dias é natural de Caconde (SP), nascido em 16 de setembro de 1964.  Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote, em 5 de abril de 1991. Pertence ao clero da Diocese de São João da Boa Vista (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.

Na trajetória sacerdotal, atuou como reitor do Propedêutico, Casa “São Paulo” (1992 a 2002); vigário paroquial na paróquia Imaculada Conceição, em Caconde (1991 a 2002); pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista, em 2005; diretor do Instituto de Filosofia da Diocese de São João da Boa Vista; reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” (2005 a 2010); vigário da paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu (2005 e 2010).

Também exerceu a docência em Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista (1992 a 2001); Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé; História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília.

Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo e bispo titular de “Tunes” no dia 16/03/2016. Sua ordenação episcopal aconteceu dia 07/05/2016. Em 20 de outubro de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco como 8º Bispo da Diocese de São Carlos e tomou posse no dia 18 de dezembro daquele ano.

No último dia 31 de maio, foi eleito presidente do Sub Região de Campinas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição aconteceu durante a 85ª edição da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x