29 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Câmara aprova “Prêmio Doutor Josué de Castro”

Câmara aprova “Prêmio Doutor Josué de Castro”

14/12/2023 17h40 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Câmara aprova “Prêmio Doutor Josué de Castro”

A Câmara Municipal de São Carlos aprovou o projeto de decreto legislativo que institui o “Prêmio Doutor Josué de Castro”, proposto pelo vereador Djalma Nery (PSOL). O prêmio tem como finalidade reconhecer o trabalho realizado por cidadãos ou organizações do terceiro setor que desempenhem papel notável em atividades voluntárias ou profissionais de combate à fome e à insegurança alimentar há pelo menos 5 anos.

O decreto prevê que a premiação aconteça anualmente no dia 16 de outubro, em sessão solene a ser realizada pela Câmara Municipal em celebração à data do Dia Mundial da Alimentação.

Celebrar a memória de Josué de Castro no Dia Mundial da Alimentação é uma forma de reconhecer sua grandiosa contribuição no combate à fome no Brasil. Valorizar o trabalho de quem atua no presente realizando ações de combate à insegurança alimentar é essencial para incentivar a sociedade a se organizar em ações de amparo a quem tem fome.

JOSUÉ DE CASTRO

Nascido em Recife (PE) no dia 05 de setembro de 1908, Josué Apolônio de Castro foi um médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro que atuou no combate à fome. Autor de importantes obras, dentre elas “Geografia da Fome”, “Geopolítica da Fome”, “Sete palmos de terra e um caixão” e “Homens e caranguejos”, também presidiu o Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Além disso, foi embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Recebeu da Academia de Ciências Políticas dos Estados Unidos o Prêmio Franklin D. Roosevelt. Também recebeu o Prêmio Internacional da Paz, pelo Conselho Mundial da Paz e foi condecorado pelo governo francês como Oficial da Legião de Honra. Foi ainda indicado ao Nobel da Paz nos anos de 1953, 1963, 1964 e 1965.

Durante os anos da ditadura militar no Brasil, Josué de Castro teve seus direitos políticos suspensos, sofrendo em exílio até tornar-se asilado político na França, onde buscou prosseguir com suas atividades mesmo diante da imensa saudade que sentia do Brasil. Foi professor da Universidade de Paris, onde lecionou até sua morte, em 24 de setembro de 1973. Seu corpo está enterrado no cemitério São João Batista, localizado no Rio de Janeiro.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 

O Dia Mundial da Alimentação foi instituído no dia 16 de outubro de 1945 com a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). É um importante momento de reflexão sobre as questões relacionadas à alimentação, como a fome, a segurança alimentar e nutricional e a necessidade de uma alimentação saudável na mesa de todos os brasileiros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x