Decoro Parlamentar

Câmara de Itirapina condena por unanimidade vereadora Bete do Broa por quebra de decoro parlamentar

Redes Sociais

A Câmara Municipal de Itirapina, por meio da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, julgou procedente, por unanimidade, a denúncia apresentada contra a vereadora Elisabete de Oliveira Silva, por violar o Código de Ética e Decoro Parlamentar.

O processo administrativo nº 199/2025 apurou que a vereadora utilizou, durante fala em plenário e em publicações em rede social, expressões ofensivas e desrespeitosas direcionadas a outro parlamentar, o que teria configurado ofensa à honra e desrespeito aos princípios de urbanidade, respeito e decência previstos na Resolução nº 04/2024.

Diante da conclusão dos trabalhos, foi aplicada à vereadora a penalidade de CENSURA ESCRITA, conforme determina o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Itirapina.

Em suas considerações finais, a Comissão reforçou a importância do respeito mútuo e da urbanidade no ambiente parlamentar, destacando que a liberdade de expressão do vereador encontra limites no respeito à honra, à dignidade e ao decoro exigido pelo mandato público.

A decisão será lida em sessão ordinária e registrada oficialmente, servindo como marco de reafirmação dos valores éticos e da dignidade do Poder Legislativo de Itirapina.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Saúde pública
O vereador Bruno Zancheta (Republicanos) realizou uma visita à sede do SITS – Serviço Integrado […]
Há 9 horas
Emenda parlamentar
Gabriel Hirabahasi e Gabriel de Sousa/AE A liberação de dinheiro público para a compra de […]
Há 9 horas
Renan Monteiro/AE O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou neste sábado, 31, por uma […]
Há 22 horas