17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Campanha eleitoral poderá ter reforço policial em Ibaté

Campanha eleitoral poderá ter reforço policial em Ibaté

04/09/2013 01h42 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Campanha eleitoral poderá ter reforço policial em Ibaté

A campanha eleitoral para a escolha do novo prefeito Ibaté poderá contar com reforço policial. O objetivo da  Justiça Eleitoral é o de garantir a lisura do pleito e acalmar os nervos dos militantes dos dois grupos políticos que devem disputar o poder municipal. O pleito será realizado no dia 6 de outubro, um domingo. O juiz eleitoral da 410ª Zona Eleitoral, Milton Coutinho Gordo, afirmou ontem que não descarta apelar nem mesmo ao Exército, se for o caso.

 

O motivo são as tradicionais desavenças entre os dois grupos políticos mais fortes da cidade, ligados ao PTB e ao PSDB. “Vou aguardar o início da campanha. Se eu perceber que as brigas estejam acontecendo com certa freqüência e atrapalhando o decorrer normal da campanha eleitoral, será o caso de conversar com a polícia da cidade. Veremos se a autoridade políticas do município terá condições de dar suporte para o pleito. Caso contrário, poderemos pedir um reforço do policiamento ao Estado para garantir a realização da campanha eleitoral”. A campanha eleitoral começa no próximo sábado, 7 de setembro. A propaganda eleitoral no rádio começa no dia 19 de setembro.

Gordo não descarta nem mesmo a intervenção do Exército. “Não digo que seja absurdo (chamar o Exército), porém, não estou visualizando esta opção para o momento. Mas a situação pode chegar num ponto que a força estadual não dê conta. Mas o apoio de guarda nacional e da força militar é solicitado pontualmente, principalmente na véspera e no dias da eleição. No Rio de Janeiro houve isso, mas devido ao crime organizado, de impedimento generalizado do direito de voto”, explica.

Segundo ele, os conflitos políticos em Ibaté são menos complexos e estão ligados diretamente a desavenças entre partidários concorrentes. “É caso de polícia. Por hora é coisa que a Polícia Militar e a Polícia Civil podem atender com eficiência. No pleito de 2012, pedi o apoio da Força Tática na véspera do pleito e no dia, até porque haviam carreatas e poderiam haver conflitos. Mas foi tudo tranqüilo sem qualquer confronto”.

Após a definição dos candidatos a prefeito, Gordo quer conversar com eles. “Vou fazer uma reunião prévia com os candidatos e expor que brigas não ajudam ninguém e que isso somente pode atrapalhá-los”.

 

CONVENÇÕES

Até a tarde desta terça-feira, 3, a Justiça Eleitoral não havia recebido qualquer registro de candidatura a prefeito de Ibaté. “Não temos definição de nenhum candidato. Ele não designou ninguém da Justiça Eleitoral para acompanhar as convenções. Segundo ele, a comunicação dos candidatos será recebida na apresentação dos registros, o que deve acontecer até dia 6 de setembro, próxima sexta-feira.  

“Aqui não existe candidatura avulsa, como nos Estados Unidos. Assim, obrigatoriamente, para ser candidato, a pessoa tem que ser indicada por um partido político. Esta indicação aflora durante as convenções”. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x