27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Candidatos espelham diversidade do povo são-carlense

Candidatos espelham diversidade do povo são-carlense

Proponentes aos cargos de prefeito e vice retratam variadas camadas de nossa comunidade

18/09/2020 08h42 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Candidatos espelham diversidade do povo são-carlense

Um ponto positivo existe no elevado número de candidatos a prefeito e vice: representatividade. Neste caldeirão de ideias e propostas podemos aderir aos mais variados gêneros, etnias, classes sociais, profissões e talentos artísticos ou esportivos. No âmbito acadêmico observamos a presença de advogados, médicos, empresários, professores e diplomados no ensino médio. As candidaturas também revelam alguns filhos da terra e outros oriundos de vários estados brasileiros. “São Carlos possui como principal característica acolher cidadãos de outras localidades, em virtude de sua vocação universitária, sendo que muitos acabam fincando as suas raízes por aqui”, analisa o assessor parlamentar Souza Júnior, que é do estado de Santa Catarina e representou o município durante as eleições gerais de 2018, como candidato a deputado estadual.

Abaixo, o Jornal Primeira Página apresenta os 24 postulantes aos cargos de prefeito e vice, que foram aclamados durante as suas convenções partidárias, respeitando assim, o prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até esta última quarta-feira (16). Confira:

Erick Silva (PT): graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com mestrado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Sindicalista da CUT, já foi duas vezes presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Marina Melo (PSD): formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Filha do ex-prefeito Dagnone de Melo e esposa do atual vice-prefeito, Giuliano Cardinali, convive com os bastidores políticos desde criança. Em 2018 foi candidata à deputada estadual somando 6.930 votos.

Airton Garcia (PSL): atual prefeito de São Carlos, Airton possui empresas do ramo imobiliário e de exploração mineral em vários estados da federação. Foi vice-prefeito do governo Dagnone de Melo no período de 1996 a 2000. Ocupou a suplência de deputado estadual em 2015.

Deonir Tofollo (SD): cursou Engenharia Química na Universidade de Caxias do Sul. Trabalhou na Coca-Cola por 5 anos e mudou-se para São Carlos no ano de 2004, onde fundou a empresa Policarbon do Brasil. Foi candidato a vereador em 2012 e até meados de 2019 ocupou a pasta de Agricultura e Abastecimento da atual administração.

Netto Donato (PSDB): formado em Direito pela Fadisc possui especialização em Direito Público pela Damásio Educacional e Mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre 2007 e 2012 atuou como assessor de Gabinete e diretor do Departamento de Coordenação Político Institucional, na Prefeitura de São Carlos, sendo procurador Jurídico e diretor Legislativo da Câmara Municipal, entre 2013 e 2019. É certificado como aluno do Renova BR. Disputou a Prefeitura em 2016 e obteve 25.016 votos ficando em segundo lugar.

Chico Loco (PSB): natural de Santo André é formado pela Faculdade de Medicina do ABC, com especialização em neurologia. Medica em São Carlos desde o ano 1992, também atuando como intensivista. Foi presidente da Associação Médica de São Carlos (APM) de 2011 a 2014. Eleito vereador com 1.244 votos, neste mandato, renunciou ao cargo no dia 30 de junho deste ano para participar de ações de combate à Covid-19.

Júlio Cesar (PL): atua como professor universitário, sendo bacharel em Administração e Direito abrangendo licenciatura plena em História, pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi eleito vereador por três mandatos consecutivos obtendo uma votação recorde com 5.587 votos. Ocupou a pasta de Planejamento e Gestão no governo Paulo Altomani e foi suplente de deputado estadual por 45 dias.

Antonio Sasso (Pode): formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), com especialização em Direito Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG/Uniara 2005) e Relações Sindicais pelo Instituto WCCA (2018). Trabalhou por mais de 27 anos na multinacional Tecumseh nos cargos de advogado, gerente, diretor de Recursos Humanos e diretor Estatutário. Foi eleito “Industrial do Ano” pelo CIESP, em 2015. Participou como secretário da OAB São Carlos. Em 2013 foi Presidente do Gruca (Grupo Campinas de Recursos Humanos). Atua também como palestrante, docente, além de autor de artigos e publicações.

Ronaldo Mota (PSol): formado em Química e Matemática é professor das redes pública e particular da cidade. É conselheiro do Sindicato dos Professores e Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Nas eleições de 2012 foi candidato a prefeito pelo PSTU recebendo 1.453 votos.

Leandro Guerreiro (Patriota): foi gerente de supermercados, repórter e locutor de rádio. Artista nato realiza trabalhos de cartazista e chargista, com grande habilidade para criar bonecos de isopor. Ministrou dança de rua para jovens carentes da região do Aracy criando o grupo World Dance. Foi o terceiro vereador mais votado de 2016, com 2.869 votos.

Mestre Taroba (Avante): fundador e diretor da escola de capoeira Jangadeiro de Ouro, sendo presidente da Associação São-carlense de Capoeira (ASC), desde 2006, e da Associação de Gestores do Esporte de São Carlos (AGEE). Também é técnico da seleção são-carlense de Capoeira. Foi presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos e diretor de Capoterapia no estado de São Paulo. Já foi candidato a vereador e a deputado federal.

Sérgio Ferrão (Republicanos): formado em Comunicação Social, também é pós-graduado em Gestão Pública incluindo formação técnica em Processamento de Dados. Trabalhou no Grupo Primeira Página como diagramador e vendedor de anúncio. Foi presidente do Country Club no biênio 2018/2019 desistindo do processo de reeleição.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x