17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Cidinha apoia redução da jornada de profissionais da saúde

Cidinha apoia redução da jornada de profissionais da saúde

04/10/2013 12h41 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cidinha apoia redução da jornada de profissionais da saúde

A vereadora Cidinha do Oncológico (PHS) manifestou apoio à reivindicação dos servidores municipais da saúde que pleiteiam jornada de 30 horas, observando que muitos profissionais da área afastados por depressão em razão das situações que enfrentam durante o dia a dia de trabalho, no atendimento direto a pessoas doentes, pacientes, muitas vezes, em fase terminal.Cidinha,que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal,presidiu a Audiência Pública que discutiu o tema na última quarta-feira, 2.

 

A vereadora também estava representando o presidente da Câmara, Marquinho Amaral (PSDB), que havia agendado a audiência a pedido do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais (Sindispam).

A audiência teve presença da secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Maria Cunha do Carmo Antunes, que compôs a mesa, da qual também fizeram parte a psicóloga do Centro Municipal de Especialidades (Ceme) e coordenadora do Programa de Atenção à Violência Sexual (Pavas), Ana Zabeu,  o presidente do Sindspam, Adail Alves de Toledo e o vereador Walcinyr Bragatto (PV). Os vereadores Aparecido Donizetti Penha (PPS), Lineu Navarro (PT), Ronaldo Lopes (PT), Sérgio Rocha (PTB), Maurício Ortega (PSDB), Laíde Simões (PMDB), Roselei Françoso (PT)  e Rodson Magno (PSDB),também participaram das discussões.

 

STRESS

Durante a audiência, a coordenadora do Programa de Atenção à Violência Sexual, Ana Zabeu apresentou um panorama de atuação dos profissionais de saúde na cidade e as principais atribuições da classe, entre outras informações da área no município.

Psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais que atuam na área de saúde, utilizaram a tribuna para se manifestar sobre a necessidade da redução para 30 horas da jornada semanal de trabalho. Segundo eles, o stress a que estão submetidos durante a rotina de trabalho é um dos motivos para a reivindicação de mudança na jornada. A classe destaca ainda que, com a redução da carga horária, os profissionais poderão trabalhar com mais qualidade, menos stress, oferecendo um atendimento mais humanizado aos pacientes.

Segundo a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, a Prefeitura não possui recursos para pagar aos profissionais com a redução da carga horária, já que teria que contratar mais pessoal para cobrir os horários de atendimento da semana. Afirmou ainda que tal alteração comprometeria demasiadamente o orçamento municipal.

“A reivindicação é justa, mas temos que analisar o seu atendimento sem comprometer outras questões. O município já compromete mais de 47% do seu orçamento com a folha de pagamento dos servidores públicos. Temos que buscar uma forma de atender as reivindicações sem ultrapassar esse limite. Sempre estivemos abertos ao diálogo com o sindicato da categoria e o que nós propusemos é que vamos analisar essa questão”, disse.

Foi criada comissão de servidores, representando todos as categorias de profissionais que trabalham na saúde para reunião de trabalho na próxima segunda (dia 7) às 18 horas no Sindispam.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x