Confusão generalizada

Confusão na USP: ex-deputado é expulso de protesto e troca socos com manifestantes

Em determinado momento, os ânimos se exaltaram: Garcia foi expulso escadaria abaixo, sob gritos de “recua, fascista”/Reprodução

AE

Um protesto contra o PL da Dosimetria terminou em confusão nesta quinta-feira (8), na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo do São Francisco, centro da capital paulista. O ex-deputado estadual e atual suplente de vereador em São Paulo, Douglas Garcia, se envolveu em uma altercação com manifestantes presentes no local.

O ato foi marcado para relembrar três anos da invasão e vandalismo das sedes dos Três Poderes em Brasília por bolsonaristas, em 8 de janeiro de 2023. Garcia esteve acompanhado dos vereadores Rubinho Nunes (São Paulo) e Malcon Mazzucatto (Vinhedo), todos do União Brasil, e tentou gravar vídeos provocando os manifestantes.

Em determinado momento, os ânimos se exaltaram: Garcia foi expulso escadaria abaixo, sob gritos de “recua, fascista”, e teve sua camisa rasgada. No andar térreo, trocou socos com alguns militantes de esquerda. O ex-deputado publicou vídeos do episódio em suas redes sociais, alegando que agiu em legítima defesa após ser agredido. Rubinho Nunes negou qualquer agressão à Folha de S.Paulo, e Mazzucatto também publicou vídeo trocando empurrões com manifestantes.

O PL da Dosimetria foi vetado pelo presidente Lula nesta quinta, após ter sido aprovado pelo Congresso em 2025.

Garcia, eleito deputado estadual em 2018 pelo PSL, já se destacou por posições conservadoras contra aborto, desarmamento e “ideologia de gênero”. Antes de ser deputado, liderou o grupo conservador Direita São Paulo e criou um bloco de carnaval em homenagem a Carlos Alberto Ustra, torturador do regime militar. Em 2020, foi expulso do PSL por violar o código de ética do partido ao praticar atividades políticas contrárias ao regime democrático.

Após tentativas frustradas de se eleger deputado federal em 2022 e vereador em 2024, Garcia mantém presença constante nas redes sociais, registrando confrontos em manifestações de esquerda.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Trama golpista
Vanessa Araujo/AE O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que Robson […]
Há 7 horas
ENTREVISTA!!!
Derike Contri afirma que não houve aumento na conta de água e reforça que não há plano de privatização da autarquia
Há 8 horas
Educação
O vereador Júlio Cesar acompanhou, nesta semana, o início do projeto da nova escola estadual […]
Há 9 horas