22 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Conheça a metodologia da pesquisa Jornal Primeira Página/Statsol para Prefeito de São Carlos

Conheça a metodologia da pesquisa Jornal Primeira Página/Statsol para Prefeito de São Carlos

Levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral e será publicado nesta semana

07/04/2024 06h02 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Conheça a metodologia da pesquisa Jornal Primeira Página/Statsol para Prefeito de São Carlos

Nesta semana, o Jornal Primeira Página publica a primeira pesquisa registrada sobre a disputa pela Prefeitura de São Carlos. O levantamento, realizado pela Statsol, está registrado no TSE, sob número SP-04663/2024. A pesquisa trará uma foto do atual momento eleitoral, com as intenções de votos dos principais concorrentes pelo Paço Municipal.

Em entrevista, o professor Jorge Oishi, proprietário da Statsol, detalhou a metodologia da pesquisa. Entre sexta-feira (5) e sábado (6), a equipe da Statsol esteve nas ruas, realizando as 1.050 entrevistas com os eleitores. “Os locais foram sorteados previamente, com a amostra definida a partir dos dados Censo de 2022 do IBGE. Além disso, também fizemos uma ponderação geográfica, dividindo a cidade em 20 regiões, para garantir uma confiabilidade ainda maior à amostra”. 

Além disso, Oishi também ressalta que a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento vai medir a intenção de voto espontânea e estimulada, além da rejeição dos pré-candidatos. Na pergunta espontânea, o entrevistador questiona em quem o eleitor votaria se as eleições fossem hoje, sem apresentar nomes. Desta forma, ele anota a resposta do eleitor. Já na pergunta estimulada, o entrevistador apresenta um disco, com as seguintes opções: Deonir Tofollo, Edson Ferraz, Italinho Cardinali, Julio Cesar, Mario Casale, Netto Donato e Newton Lima. 

O sócio da Statsol, Reginaldo Coelho, agradece a participação da população na pesquisa. “Sem as respostas da população, nós não teríamos as informações para viabilizar a pesquisa. Então, agradecemos muito a participação, sabemos que as pessoas às vezes têm outras prioridades, então agradecemos pela disponibilização do tempo para participar”.

“Temos o propósito de servir à sociedade. Por isso, o trabalho da Statsol tem bastante seriedade. Buscamos fazer um levantamento sério, no qual as pessoas possam confiar. Queremos que a sociedade saiba o que está acontecendo no atual cenário eleitoral”, finaliza Jorge Oishi. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x